Conteudo Principal
guia essencial cliente
Notícias

H2O Quality_A nova app da EPAL

jul 27, 2019
EPAL lança App inovadora tornando Lisboa a primeira capital do mundo onde é possível saber, com base georreferenciada e em tempo real, a qualidade da água da rede pública, em função do local físico onde a pessoa se encontra.

A app H2O Quality é a mais recente inovação da EPAL, inédita em todo o setor da água a nível mundial. Esta App, que funciona por georreferenciação, permite a qualquer cidadão ou turista conhecer, de forma gratuita, a qualidade da água no local onde se encontra, com informação atualizada diariamente, em português e em inglês.
 
FB_H2OQ_2019_2Pela primeira vez na história do setor da água a nível mundial, há uma aplicação que disponibiliza informação sobre a qualidade da água a qualquer pessoa, através de georreferenciação. Esta aplicação tem nome – H2O Quality – e foi criada pela EPAL. A partir de hoje, pode conhecer a qualidade da água no local onde se encontra, ou até numa outra zona da cidade de Lisboa. A app H2O Quality também lhe permite encontrar e saber o melhor caminho para chegar ao bebedouro mais próximo ou saber onde pode adquirir a sua Fill Forever, a garrafa reutilizável da EPAL, 100% ecológica, e enchê-la com água da torneira. 

Com esta inovação, a EPAL posiciona Lisboa como a primeira cidade do mundo onde a transparência desta informação está acessível a todos, sendo este um fator diferenciador no panorama dos principais destinos turísticos mundiais, demonstrando a confiança da EPAL no trabalho realizado todos os dias para garantir a distribuição de água segura e de excelente qualidade a cerca de 3 milhões de pessoas.
 
Porquê desenvolver uma aplicação sobre a qualidade da água em Lisboa?
No cumprimento da Lei nº 41/2018, de 8 de agosto, a EPAL passou a incluir nas faturas, informação sobre a qualidade da água, transmitindo aos seus clientes mais confiança na água da torneira. Esta informação é disponibilizada apenas aos clientes e os dados são referentes ao último trimestre, de acordo com o definido na legislação em vigor.

Neste sentido, e de forma a alargar a divulgação desta informação a toda a população e aos turistas, reforçando a transparência e a confiança, a EPAL desenvolveu o H2O Quality, uma aplicação que funciona por georreferenciação, e que permitirá a todos os utilizadores acederem aos resultados da qualidade da água no local específico onde se encontra, com dados disponibilizados on-line, possibilitando, assim, o acesso à informação diária e não apenas trimestral.

Que informações podemos aceder através da App H2O Quality?
A qualquer momento e onde quer que esteja, o utilizador pode aceder ao H2O Quality e conhecer a qualidade da água que está a ser distribuída nesse local específico, com informação sobre os parâmetros, nomeadamente, cálcio, magnésio, cloro, cor, dureza, pH, entre outros, que poderá consultar em pormenor, visualizando os resultados e valores paramétricos. Caso pretenda saber a qualidade da água de um outro local em Lisboa, basta recorrer ao motor de pesquisa da aplicação e inserir a morada pretendida.

Com esta aplicação, disponibilizada gratuitamente, o utilizador pode ainda visualizar, no mapa, a localização de bebedouros perto do local onde se encontra, para encher a sua garrafa reutilizável e levar consigo a água da EPAL. Poderá até saber os locais onde pode adquirir a Fill Forever, a garrafa reutilizável da EPAL, 100% ecológica, para posteriormente a encher com água da torneira, a opção mais sustentável e mais amiga do ambiente. 

Complementarmente, está disponível para consulta informação mais detalhada sobre as origens da água da EPAL, as diversas fases de tratamento e o controlo da qualidade da água.

Através do H2O Quality, é ainda possível aceder às outras aplicações da EPAL: o myAQUA, que permite ao cliente gerir os seus dados de contrato, e a app do Museu da Água, que permite obter mais informações acerca dos seus espaços culturais.

 
H2O Quality, o seu guia da água em Lisboa! Descarregue já e conheça a nova app da EPAL

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tandeminnovation.epalwq

iOS: https://apps.apple.com/pt/app/h2o-quality/id1436294477?ign-mpt=uo%3D2 





Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU