Inauguração da Exposição “Água Mole em Pedra Dura” de Eduardo Malé
Museu da Água – Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
19 de dezembro 2025 – 22 de março 2026
3ª feira a domingo
10h00 – 18h00
Em “Água Mole em Pedra Dura”, Eduardo Malé, o reconhecido artista plástico santomense, regressa ao circuito expositivo através de um conjunto de mapas onde cada traço anuncia movimento e cada linha é corrente. No fundo, trata-se de um mapa que é sempre água: fluxos, rios, mares, atravessamentos. E as séries reunidas nesta coleção - Terra Prometida , Mata, Carnavais - são capítulos de uma mesma viagem. Todas falam de resistência e de desejo. Todas transportam essa tensão entre a dureza e a fluidez, entre a pedra e a água. É nesse intervalo que se constrói a possibilidade de outro olhar, de outra forma de habitar o tempo.
No Museu da Água esta exposição encontra o seu lugar natural. Aqui, a água é memória e sobrevivência da cidade, mas também metáfora maior: matéria que une, que modela, que insiste.
Nesta mostra o ditado popular - Água mole em pedra dura - assume-se como uma lição de tempo. A água, quando insiste, corrói a pedra, abre fissuras, muda o curso. O que parecia fixo cede. O que era limite torna-se passagem. É assim também com o trabalho artístico: a persistência que esculpe, o gesto repetido que reconfigura o mundo.
Esta iniciativa, conta com o apoio institucional da Embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência de São Tomé e Príncipe (1975–2025), relaciona igualmente a obra plástica com o elemento água, trazendo, além da perspetiva cultural e artística, uma análise social, cultural económica e sustentável do tema água que visa igualmente uma aproximação com os princípios da agenda 2030 da ONU, e as metas do ODS6.
LIVING VAN GOGH
Museu da Água - Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras

Jardim das Amoreiras
de terça-feira a domingo
Sessões: 15h30 | 16h00 | 16h30 | 17h00 | 17h30 |18h00 | 18h30| 19h00
Os visitantes são levados por diversas instalações relacionadas com as obras do artista, que vão desde instalações interativas, realidade virtual, uma mágica sinfonia e projeção em 360º, onde progressivamente vão entrando na pele de Van Gogh, no tumulto da sua mente e no centro da sua emoção.
“Living Van Gogh” tem a direção artística de Nuno Maya e é uma produção de OCUBO.
Marcações através do site:
Living van Gogh - Portugal Agenda
Para mais informações contacte: 910 658 479.