Conteudo Principal
guia essencial cliente
Notícias

Ministro do Ambiente afirma que “a qualidade da nossa água conta uma história de sucesso em Portugal” no lançamento da garrafa da EPAL

mar 24, 2023

A EPAL lançou, esta tarde, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a nova garrafa, desenhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e que promove o consumo de água da torneira.
O evento decorreu no Museu da Água da EPAL.


Ministro ambienteO Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, afirmou esta sexta-feira, no evento de lançamento da nova garrafa da EPAL, desenhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, que “é importante agradecer à EPAL por ser liderante deste movimento. Temos que continuar a fazer desta história da água portuguesa, uma história bonita, de sucesso e que nos orgulhe a todos”.

No seu discurso de encerramento, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática revelou que em “1993 apenas 50% da população portuguesa tinha acesso a água potável e apenas 28% tinha acesso a saneamento básico. Mas com o trabalho desenvolvido, atualmente, 99% dos portugueses têm acesso a água potável e 85% ao saneamento básico”. Duarte Cordeiro adiantou ainda que os números “contam uma história de sucesso e a qualidade da nossa água, conta uma história bonita sobre Portugal”, e que “A EPAL representa o nosso país, o Ministério do Ambiente e a evolução das políticas públicas de Portugal”.

garrafaO prestigiado arquiteto, detentor do Prémio Pritzker, que assina a garrafa ALMA MATER também esteve presente no lançamento oficial e destacou o design da peça, revelando que “foi feita por um homem, não por um computador. Foi feita por e para as pessoas”. Eduardo Souto Moura deixou um agradecimento especial “à EPAL e ao Depósito da Marinha Grande pela ajuda e paciência” no desenvolvimento e produção da garrafa.

A ALMA MATER presta homenagem à abundância da Mãe Natureza, ao ciclo da água, ao ciclo da vida, à transformação por que tudo passa, sensibilizando para a necessidade da circularidade das nossas ações e comportamentos. No decorrer do evento, o presidente do Conselho de Administração da EPAL, José Sardinha, realçou que esta coleção é “uma estratégia para provocar, deliberadamente, a população a consumir água da torneira”. Prometeu ainda que a EPAL não ficará por aqui – “Convidámos arquitetos de outros continentes a participar nesta iniciativa”. “Viver bem, de forma sustentável, e consumindo água da torneira, a opção mais amiga do ambiente” foi o apelo que José Sardinha deixou à plateia.

JMsardinhaPara a EPAL, uma garrafa de vidro com este cunho tão distinto, é mais um exemplo do enorme talento português que temos para mostrar ao país e ao mundo, e da reafirmação da excelente água da torneira distribuída em Portugal, que cumpre os mais rigorosos padrões de qualidade, sendo o produto alimentar mais controlado no país.

A garrafa ALMA MATER foi produzida pelo Depósito da Marinha Grande, nome de referência no setor nacional do vidro. Apresenta-se numa caixa de cartão branca, igualmente assinada pelo autor, invocando a transparência e cristalinidade da água.

Com um valor comercial de 70 euros, esta peça de autor encontra-se à venda nos seguintes locais:
• Museu da Água da EPAL, na Rua do Alviela, 12
• Mãe d’Água das Amoreiras, na Praça das Amoreiras, 10 
• Aqueduto das Águas Livres, Calçada da Quintinha, 6
• Lojas EPAL – Edifício Sede e Loja do Cidadão (Laranjeiras), em Lisboa

A nova garrafa com assinatura de Eduardo Souto Moura é a segunda peça da coleção da EPAL de garrafas de autor, tendo a primeira, a garrafa Lisbon Soul, sido desenhada por Álvaro Siza Vieira lançada em 2017.
 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU