Conteudo Principal
guia essencial cliente
Não deixe que esta seja a gota d’água

Não deixe que esta seja a gota d’água
Poupe hoje para ter amanhã


A água é um recurso vital e não há nada que a substitua.

É renovável, mas limitada, sendo por isso considerada o mais precioso legado a preservar para as gerações futuras.
Esta é uma das maiores preocupações da EPAL, que tem como principal missão fazer chegar água, em quantidade e com qualidade, a 3,5 milhões de portugueses.

Com um inverno invulgarmente seco e quente, Portugal atravessa uma situação de seca severa. Sendo a água um recurso essencial à vida, é urgente poupar e reutilizar muito mais. 

Com esta preocupação em mente, a EPAL desenvolveu uma campanha de sensibilização para a poupança e uso eficiente da água a ser lançada em Lisboa aos seus clientes servidos pela rede pública.

Sob o mote "Não deixe que esta seja a gota d’água. Poupe hoje para ter amanhã" a campanha apela à mudança de comportamentos, no sentido de pouparmos água e fazermos um uso racional deste recurso tão precioso, mesmo quando chove e as nossas albufeiras estão cheias e as barragens funcionam em pleno. 

Todos juntos e com pequenos gestos, podemos poupar milhares de litros de água, que são essenciais para usar ou reutilizar para outros fins:

• Intensifique todos os cuidados de poupança de água que já tem

• Intensifique a reutilização da água

• Feche ligeiramente as torneiras de segurança para reduzir o caudal de água à entrada

• Se chover, armazene água para a reutilizar

• Não encha tanques e piscinas

Como podemos fazer um uso eficiente da água?

Reutilize sempre que puder
A água utilizada para lavar os legumes é limpa e pode ser reaproveitada para regar as plantas do seu jardim. Também a água do duche, enquanto espera que fique quente, pode ser armazenada num balde e reutilizada para lavagens ou descargas sanitárias. Estes são apenas alguns exemplos de reutilização que pode aplicar em sua casa.

Tome duches rápidos
Se tomar um duche de 5 minutos e fechar sempre a torneira enquanto se estiver a ensaboar, reduzirá o consumo para 24 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar até 80%.
Lave os dentes ou as mãos com a torneira fechada.

Sabe que ao lavar as mãos ou os dentes com a torneira aberta, pode gastar cerca de 36 litros de água?
Não desperdice. Enquanto ensaboa as mãos, feche a torneira. Se usar um copo, pode diminuir o consumo apenas para 1 litro.

Não deixe a água a correr enquanto faz a barba
Ao manter a torneira aberta enquanto faz a barba, pode gastar até 40 litros de água. Se colocar uma tampa no lavatório, gastará apenas 2 litros.

Faça meia-descarga do autoclismo
Um autoclismo gasta, em média, 15 litros de água cada vez que é acionado. Reduza este consumo instalando um autoclismo com função de meia-descarga ou descarga interrompida.

Use as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima
Uma máquina de lavar roupa consome até 220 litros de água para lavar 5kgs de roupa. Utilize sempre com a carga máxima e opte pelo programa de menor consumo. 

Se lavar roupa ou louça à mão utilize um alguidar ou a bacia do lava-louça. Coloque a louça de molho antes da lavagem. Evite lavá-la com água corrente.

Conserte fugas na canalização
Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10.000 litros de água por ano. Se não tiver fugas, reduz para 0 litros. Esteja atento e, assim que detetar uma anomalia, chame imediatamente o canalizador.

Não desperdice água durante a rega
Se regar o jardim com mangueira vai gastar 18 litros de água a cada minuto. As plantas deverão ser regadas ao amanhecer ou depois do pôr-do-sol para evitar a evaporação repentina da água.

Não lave o carro com a mangueira
Antes de lavar o seu carro avalie seriamente a necessidade de o fazer nesta altura. Se tiver mesmo de o fazer não use mangueira, pois em 30 minutos de lavagem estará a gastar em média 216 a 560 litros de água. Se em opção usar um balde de 10 litros para lavar o carro e três baldes para o enxaguar, gasta apenas 40 litros de água.

Utilize um balde com água para lavar o seu quintal
A lavagem regular de quintais e logradouros com a mangueira deve ser evitada, podendo mesmo em situações extremas ser proibida. Em alternativa, utilize uma vassoura e um balde com água. Com este gesto poupa muitos litros de água, que podem ser utilizados para outros fins.

Não deixe que esta seja a gota d’água
Poupe hoje para ter amanhã


Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU