O myAQUA® é uma aplicação gratuita para smartphones que permite ao Cliente consultar e gerir os seus dados de contrato, comunicar leituras com validação online, consultar as contas da água, aceder às referências de pagamento e pagar por MBWay e muito mais. Permite, também, aceder a mais do que um contrato, podendo consultar e gerir a informação relativa a vários locais de consumo de forma simples, cómoda e com único código de acesso. 
 
Está disponível para telemóveis com 
sistema Android (versão 7.0 ou superior) e 
iPhone (versão iOS 9.0 ou superior). 
   
         Como aceder | Basta aceder no telemóvel à área das aplicações e instalar o myAQUA®.
Para entrar na aplicação é necessário um registo com os seguintes dados:
 - Código de Entidade
  - Nº de Contribuinte
  - Email, para o qual serão enviados os códigos de acesso
  
Se já estiver registado no serviço 
EPALnet, pode entrar no myAQUA, utilizando os mesmos códigos de acesso. 
O myAQUA também já dispõe de autenticação.gov permitindo, assim, aceder à aplicação através da Chave Móvel Digital. Caso a versão do smartphone o permita, o Cliente também pode efetuar o login por faceid ou fingerprint.  
O que permite fazer
 Gestão do contrato  - Alterar/atualizar os dados do contrato (contactos, NIF, Nº habitantes)
  - Consultar o histórico de solicitações
  
 Leitura do contador  - Comunicar leituras, com validação online
  - Consultar a data da última leitura efetuada pela Empresa e pelo Cliente
  - Receber alertas para comunicar a leitura, podendo personalizar a periodicidade (diária, semanal, mensal)
  
 Faltas de Água  - Aviso de suspensões no fornecimento que afetem o local de consumo do Cliente, com hora prevista de normalização
  
 Faturação  - Verificar se existem contas por regularizar (faturas e notas de crédito)
  - Ver o histórico de todas as suas faturas, pagas ou por regularizar
  - Aceder às referências de pagamento solicitar novas, caso as existentes não estejam válidas, ou até mesmo efetuar o pagamento via MBWay
  -  Aderir ao Débito Direto - SEPA
  - Aderir à e-Conta da Água, envio da fatura por email e fazer o download do documento digital em pdf para arquivar digitalmente de acordo com a sua preferência
  
 Serviços Sustentáveis
   - Aderir/aceder ao waterbeep®, o serviço que permite ao Cliente controlar os seus consumos de água
  
 Comunicação de anomalias  - Comunicar problemas relacionados com qualidade da água, pressão, fugas de água, faltas de água, roturas na via pública, entre outros
  
 Área de notícias  - Conhecer novos procedimentos, campanhas e últimas inovações da EPAL
  - Dar o seu consentimento para receber informação sobre novos procedimentos, produtos e atualizações nas soluções tecnológicas ao dispor
  
 E ainda  - Marcações online de atendimentos presenciais 
  - Solicitação de atribuição de tarifas especiais da Água como a Tarifa Social e a Tarifa Familiar