Conteudo Principal
COVID 19
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

Campanha Uso eficiente - Para um planeta mais azul

abr 22, 2021

Para evitar o desperdício, devemos ser mais sustentáveis nas rotinas do quotidiano e fazer o uso consciente da água para que o nosso planeta seja mais azul.


Para um uso consciente da água, devemos ter uma pequena noção de quanta água é necessária para produzir aquilo que utilizamos ou consumimos todos os dias. Existem alimentos e vestuário que têm muita “água virtual”, ou seja, que foi utilizada na sua produção e que não se vê.

planeta+azul3Por exemplo, num dia normal vestimos uma simples t-shirt de algodão e neste artigo estão escondidos cerca de 2500 litros de água. Por vezes, temos tantas no nosso armário que acabamos por não dar a devida utilidade a todas. Uma solução para esse problema, é fazer uma seleção das peças que mais utilizamos e em vez de deitar fora as que estão em bom estado, podemos dar uma segunda oportunidade e oferecer a alguém ou vender em 2º mão. Também pode transformar de forma criativa noutro produto, por exemplo uma bolsa para guardar pequenos objetos, ou outra ideia circular. Com isto conseguimos evitar o consumo excessivo de fast-fashion e ajudar na poupança de água. Opte sempre por produtos sustentáveis com o intuito de tornar o nosso planeta mais azul e ecológico.  

Também todos os alimentos que consumimos, necessitam de uma certa quantidade para serem produzidos. Por exemplo, uma simples refeição já incorporou muita água:
hamburguer

  • 1 hamburger = cerca de 2500 litros de água 
  • 2 batatas = cerca de 120 litros de água.
  • 1 laranja = cerca de 80 litros de água
  • 1 café = 140 litros de água

Fonte: water footprint network (waterfootprint.org/en/)

Tente ao máximo não desperdiçar comida e não deixe estragar alimentos. Escolha uma alimentação mais saudável com uma pegada hídrica menor e consuma produtos biológicos. Se possível, opte por produtos locais, evitando gastar combustível e CO2 para chegarem até si.

Durante o nosso dia-a-dia, desperdiçamos ainda água e para evitar podemos adotar novas medidas para um futuro melhor. Sabia que uma torneira a pingar durante o dia inteiro pode gastar até 30 litros de água? Tome sempre atenção às suas torneiras para evitar estes desperdícios.

Existem mais algumas medidas que pode adotar durante os seus dias para ajudar o nosso planeta a ser mais azul.

  • Opte por reservar a água do banho enquanto esta aquece, utilize um recipienteplaneta+azul2 para guardar a água fria e mais tarde, use para regar as plantas, para lavar a louça ou o chão. Pode poupar alguns litros nos banhos da família.        
  • Uso um redutor caudal nas torneiras em sua casa para reduzir o desperdício.
  • Se tiver um jardim, opte por um sistema “gota a gota”.
  • Utilize os programas ecológicos da sua máquina de lavar a louça e lavar a roupa e pode reduzir até 20% o consumo de água.
  • Os autoclismos de descarga única levam até cerca de 10 litros e representam 30% do consumo de água da sua casa. Se possível, substituir por autoclismos de dupla descarga para reduzir o desperdício. Caso não seja possível, recicle uma garrafa usada com água colocando-a no autoclismo.
  • Aproveite a água da cozedura dos legumes e dos vegetais para fazer uma sopa ou aproveitar noutra refeição.


Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU