Conteudo Principal
guia essencial cliente
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

Projeto “Rede de Bebedouros de Lisboa” arrebata o galardão “Prémios Verdes – Visão+AdP”, na categoria Água e Cidades Sustentáveis

jun 06, 2022



premios verdes 2022O projeto “Rede de Bebedouros de Lisboa” foi distinguido com um prémio, na edição deste ano dos “Prémios Verdes – Visão+AdP”. O Projeto ganhou um prémio de sustentabilidade, na categoria Água e Cidades Sustentáveis, ilustrando a cooperação da EPAL com a Câmara Municipal de Lisboa e com o Geota – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Fábrica da Água de Alcântara, a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

No ano em que Lisboa recebeu o galardão de Capital Verde Europeia 2020 nasceu o ambicioso projeto “Rede de Bebedouros de Lisboa”, projeto este que é hoje um dos maiores investimentos da história da EPAL, em parceria com duas entidades de relevância institucional, nacional e ambiental, a pensar na comunidade onde está inserida e visa dotar a capital de uma rede de bebedouros mais modernos, inclusivos, com novas e modernas funcionalidades, e preocupações com os animais.

O projeto-piloto foi concluído em 2021, com a instalação de 30 bebedouros em vários locais da capital. São equipamentos urbanos de exterior que reúnem três funções – bebedouro tradicional, dispensador de água para refill de garrafas pessoais reutilizáveis e taça para animais – e foram desenhados pelo arquiteto António Braga, criador do mobiliário urbano de Lisboa.

No mesmo ano, iniciou-se a segunda fase que contempla a instalação de mais 170 bebedouros, e cuja conclusão está prevista para o início de 2023.

O local de instalação de cada bebedouro é indicado pela Município, atendendo às novas centralidades da cidade e a concentração e circulação de pessoas, sendo depois concertada a viabilidade de instalação com a EPAL, para que as ligações aos ramais sejam curtas, de modo a garantir a manutenção estável da temperatura da água e a sua qualidade, em especial nas épocas de ondas de calor e temperaturas permanentemente elevadas. Os materiais constituintes de todos os circuitos de passagem de água foram aprovados pelo Laboratório da EPAL, como adequados para estarem em contacto permanente com água para consumo humano, garantindo o cumprimento de toda a legislação nacional e internacional, no que respeita à qualidade da água.

Os lisboetas e demais visitantes nacionais e estrangeiros poderão encontrar a localização destes novos bebedouros acedendo à app gratuita H2O Quality, que funciona por georreferenciação.

Este projeto tem um forte impacto nas vertentes ambiental, económica e social e os novos bebedouros são equipamentos que contribuem para a sustentabilidade da cidade de Lisboa, mas também para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos, assim como para minimizar o impacte das alterações climáticas na comunidade.

Com o projeto concluído, a cidade de Lisboa terá uma rede com 200 bebedouros que permitem o livre acesso ao consumo da excelente água da rede pública, de forma gratuita, higiénica e simples.

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU