Conteudo Principal
guia essencial cliente
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

O Chef Fábio Bernardino é o autor da nova edição da coleção “A Irresistível Água da Torneira à Mesa com...”

fev 01, 2023
EPAL lança Livro de Receitas da autoria do Chef Fábio Bernardino com propostas de consumo sustentável de água da torneira e zero desperdício. 

O Chef Fábio Bernardino é o autor da nova edição da coleção “A Irresistível Água da Torneira à Mesa com...” surpreendendo com receitas feitas com mais eficiência de recursos, onde o ingrediente principal é, claro, a água da torneira, e colocando em prática a economia circular na cozinha.


Fábio BernardinoA água é um bem essencial à vida e a preparação de refeições é uma atividade consumidora deste recurso, por excelência, devendo ser considerada a sua melhor utilização e a sua reincorporação sempre que possível, promovendo, também desta forma, a sua poupança e consumo consciente.

Nesta terceira edição de “A Irresistível Água da Torneira à Mesa com...”, a EPAL apresenta  28 receitas, saborosas e exclusivas, e todas elas confecionadas com água da torneira, que é uma água segura, de ótima qualidade e muito acessível. 

1fábio bernardinoNo lançamento do livro, que aconteceu no passado dia 30, e que contou com apresentação e apoio por parte de Francisco Ferreira, Presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, o Chef Fábio Bernardino contou ainda com a presença e ajuda de Catarina Barreiros, influencer e defensora de um estilo de vida com menos desperdício e mais sustentável, Soraia Gonçalves da CMTV e Marcos Sá, Diretor de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental da EPAL. Todos juntos, em defesa do ambiente transformaram o lançamento num momento de aprendizagem e de partilha de boas práticas na cozinha.

F.BernardinoFigura presente nas redes sociais e nos meios de comunicação, o Chef Fábio Bernardino acompanhou-nos assiduamente durante a pandemia, não deixando de cozinhar um único dia, sendo conhecido por criar receitas inovadoras e que preservam, ao mesmo tempo, o nosso riquíssimo património gastronómico-cultural.

Este livro pretende trazer à mesa dos consumidores uma abordagem mais amiga do ambiente, mais saudável, com menos desperdício alimentar, aliada a muito sabor e alegria na cozinha. Como nos diz Fábio Bernardino na introdução deste livro “O ato de cozinhar nunca deve ser visto como algo limitativo, mas sim como algo que enriquece e que é acessível a todos. Com um pouco de amor à mistura, conseguimos transformar simples ingredientes em grandes iguarias.”

E é precisamente este desafio que também lhe lançamos. Experimentar estas receitas e conquistar mais sabores à mesa, juntamente com a família ou os amigos, nas ocasiões festivas e em momentos especiais da vida, agora, com uma pegada ambiental mais ecológica.

Nesta edição também pode encontrar muitas dicas para uma confeção mais saudável e sustentável, algumas das quais até já pode seguir nas suas receitas culinárias e que certamente fazem a diferença no orçamento familiar e no bem-estar do Planeta, bem como outras que o convidamos agora a descobrir. Pequenos gestos podem resultar em poupança significativa, o que é fundamental para deixarmos um mundo melhor para as próximas gerações.

O desafio da EPAL que já conquistou a Tia Cátia, a blogger Isabel Zibaia Rafael e agora o Chef Fábio Bernardino, promete continuar a inovar e a conquistar mais consumidores, sempre com o mote da promoção da excelente qualidade da água da nossa rede pública e da adoção, nas rotinas do quotidiano, de hábitos mais amigos do Ambiente e que contribuam para a defesa de um Planeta mais verde para todos.

Prosseguindo o compromisso de fazer chegar a informação a todos e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, e contando com o acompanhamento técnico do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, um conjunto de receitas deste novo livro será traduzido para língua acessível a pessoas com deficiência. 

Este projeto conta com a parceria da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal na adaptação para Braille, do SERVIIN - Portal do Cidadão Surdo na adaptação para Língua Gestual Portuguesa e da APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga na passagem para Escrita Pictográfica.

A EPAL conta também com a Fundação LIGA, com a APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, com a CERCI Lisboa, com a APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger e com a APPACDM Lisboa - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, para a partilha e divulgação desta iniciativa.

Futuramente está também previsto a realização de workshops inclusivos com o Chef Fábio Bernardino direcionados a públicos com necessidades especiais.

Venha cozinhar connosco e sempre com Água da Torneira em www.epal.pt  ou aqui

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU