Conteudo Principal
guia essencial cliente
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

EPAL garante excelente qualidade da água

fev 28, 2023


Resultados analíticos evidenciam o cumprimento dos valores paramétricos de PFAS (compostos perfluoroalquilo e polifluoralquilo) definidos na Diretiva Europeia comprovando a excelente qualidade da água fornecida pela Empresa


Após o alarmismo infundado da peça que a SIC passou esta noite, transmitida sem ter garantido o prévio contacto com a EPAL, e no sentido de tranquilizar todos os clientes e consumidores de água distribuída pela nossa empresa, a EPAL esclarece, de forma cabal, o seguinte:

A pesquisa dos PFAS (compostos perfluoroalquilo e polifluoralquilo) está prevista na Diretiva (UE) 2020/2184 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 2020, relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano. 

A EPAL efetua, no âmbito do seu Plano de Controlo da Qualidade da Água, a pesquisa/monitorização sistemática dos 20 PFAS previstos na Diretiva, em pontos de amostragem representativos nas origens que utiliza para produção de água destinada ao consumo humano e, também, à saída das Estações de Tratamento de Água (Vale da Pedra e Asseiceira). 

Os resultados analíticos disponíveis evidenciam o cumprimento dos valores paramétricos definidos na Diretiva comprovando a excelente qualidade da água fornecida pela Empresa.

Vigiar/monitorizar a qualidade da água em toda a extensão do Sistema de Abastecimento da EPAL, desde os recursos hídricos utilizados até ao ponto de entrega ao consumidor, constitui um dos maiores compromissos da EPAL.

O Plano de Controlo da Qualidade da Água no Sistema de Abastecimento da EPAL (PCQA) contempla o controlo das origens utilizadas na produção de água destinada ao consumo humano, o controlo dos processos de tratamento desenvolvidos nas Estações de Tratamento (ETA) e o controlo da água tratada ao longo de todo o sistema de transporte e distribuição da Empresa, até à torneira do consumidor final. Este plano é executado por laboratórios acreditados pela Norma de referência de laboratórios de ensaio (NP EN ISO/IEC 17025).

Estes Laboratórios estão dotados de equipamentos de última geração e dispõem recursos humanos altamente especializados que possibilitam a análise da totalidade dos parâmetros da qualidade da água definidos na legislação vigente, bem como vários parâmetros da qualidade complementares, cumprindo critérios de controlo de qualidade analítica muito rigorosos.

A qualidade da água fornecida “em alta” aos municípios e distribuída aos consumidores diretos na cidade de Lisboa é assegurada pela EPAL através da análise de mais de 25.000 amostras de água por ano. Estas amostras são colhidas em cerca de 1.500 pontos de amostragem representativos de todo o Sistema de Abastecimento da Empresa nas quais são realizadas mais de 300 mil análises para verificar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, permitindo evidenciar a excelente qualidade da água fornecida pela Empresa e o cumprimento da legislação em vigor, conferindo, assim, um selo de qualidade atribuído pela ERSAR à água consumida por cerca de 3 milhões de pessoas.
 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU