Conteudo Principal
guia essencial cliente
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

EPAL lança Make a Circular Wave, projeto pioneiro que transforma materiais obsoletos em jogos e objetos decorativos, em parceria com Instituições de Solidariedade Social

mar 16, 2023

A EPAL deu forma a materiais obsoletos como antigas e desatualizadas edições em papel e cartão, ou lonas de eventos e outdoors em parceria com instituições de solidariedade. Sessão de apresentação contará com a presença dos Secretários de Estado da Inclusão e do Ambiente.

No próximo dia 20 de março, a EPAL irá apresentar o projeto “Make a Circular Wave” e de outros projetos de Inclusão Social.

A cerimónia que irá decorrer no Museu da Água – Estação Elevatória dos Barbadinhos, às 11h45, contará com a presença e intervenção da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e será encerrada pelo Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, estando também presente o Conselho de Administração da EPAL.

O projeto Make a Circular Wave é uma ideia simples mas excecional, que concilia a vertente educativa, artística e ambiental com a vertente social, de forma verdadeiramente inclusiva. 

Aos materiais obsoletos da EPAL foi dado um novo propósito com o lançamento do concurso de ideias “Design Circular por Natureza”, na ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, estimulando os jovens a criarem merchandising sustentável.

Depois, a EPAL deu-lhes forma, em parceria com instituições de solidariedade como a CAIS Porto, a CERCI Lisboa e a APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, proporcionando aos utentes a possibilidade de produzirem as propostas criativas vencedoras.

Entre as peças transformadas estão jogos tradicionais e objetos de decoração, que serão publicamente apresentados durante o evento. A linha de merchandising será em breve comercializada nas Lojas EPAL e nos Núcleos do Museu da Água.

Para o diretor de comunicação e educação ambiental da EPAL, Marcos Sá, “este é mais um projeto que demonstra o compromisso da EPAL com a Economia Circular, aliando merchandising de design exclusivo à reutilização criativa, apostando numa nova linha concebida com desperdícios que, assim ganham outra vida, minimizando o impacte sobre as matérias-primas naturais e reduzindo a pegada ambiental”. “O objetivo é transmitir à sociedade que, com pouco, é possível fazer-se muito e que a EPAL aposta numa atuação sem desperdício, assente em práticas de produção e consumo sustentáveis”, afirma Marcos Sá.

Este projeto é a continuidade da aposta da EPAL em iniciativas de inclusão social, através de parcerias com entidades de solidariedade social, apoiando uma sociedade mais plural, agregando sinergias, multiplicando o eco e respondendo a quem mais precisa.
 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU