Conteudo Principal
guia essencial cliente
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

Ministro do Ambiente afirma que “a qualidade da nossa água conta uma história de sucesso em Portugal” no lançamento da garrafa da EPAL

mar 24, 2023

A EPAL lançou, esta tarde, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a nova garrafa, desenhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e que promove o consumo de água da torneira.
O evento decorreu no Museu da Água da EPAL.


Ministro ambienteO Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, afirmou esta sexta-feira, no evento de lançamento da nova garrafa da EPAL, desenhada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, que “é importante agradecer à EPAL por ser liderante deste movimento. Temos que continuar a fazer desta história da água portuguesa, uma história bonita, de sucesso e que nos orgulhe a todos”.

No seu discurso de encerramento, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática revelou que em “1993 apenas 50% da população portuguesa tinha acesso a água potável e apenas 28% tinha acesso a saneamento básico. Mas com o trabalho desenvolvido, atualmente, 99% dos portugueses têm acesso a água potável e 85% ao saneamento básico”. Duarte Cordeiro adiantou ainda que os números “contam uma história de sucesso e a qualidade da nossa água, conta uma história bonita sobre Portugal”, e que “A EPAL representa o nosso país, o Ministério do Ambiente e a evolução das políticas públicas de Portugal”.

garrafaO prestigiado arquiteto, detentor do Prémio Pritzker, que assina a garrafa ALMA MATER também esteve presente no lançamento oficial e destacou o design da peça, revelando que “foi feita por um homem, não por um computador. Foi feita por e para as pessoas”. Eduardo Souto Moura deixou um agradecimento especial “à EPAL e ao Depósito da Marinha Grande pela ajuda e paciência” no desenvolvimento e produção da garrafa.

A ALMA MATER presta homenagem à abundância da Mãe Natureza, ao ciclo da água, ao ciclo da vida, à transformação por que tudo passa, sensibilizando para a necessidade da circularidade das nossas ações e comportamentos. No decorrer do evento, o presidente do Conselho de Administração da EPAL, José Sardinha, realçou que esta coleção é “uma estratégia para provocar, deliberadamente, a população a consumir água da torneira”. Prometeu ainda que a EPAL não ficará por aqui – “Convidámos arquitetos de outros continentes a participar nesta iniciativa”. “Viver bem, de forma sustentável, e consumindo água da torneira, a opção mais amiga do ambiente” foi o apelo que José Sardinha deixou à plateia.

JMsardinhaPara a EPAL, uma garrafa de vidro com este cunho tão distinto, é mais um exemplo do enorme talento português que temos para mostrar ao país e ao mundo, e da reafirmação da excelente água da torneira distribuída em Portugal, que cumpre os mais rigorosos padrões de qualidade, sendo o produto alimentar mais controlado no país.

A garrafa ALMA MATER foi produzida pelo Depósito da Marinha Grande, nome de referência no setor nacional do vidro. Apresenta-se numa caixa de cartão branca, igualmente assinada pelo autor, invocando a transparência e cristalinidade da água.

Com um valor comercial de 70 euros, esta peça de autor encontra-se à venda nos seguintes locais:
• Museu da Água da EPAL, na Rua do Alviela, 12
• Mãe d’Água das Amoreiras, na Praça das Amoreiras, 10 
• Aqueduto das Águas Livres, Calçada da Quintinha, 6
• Lojas EPAL – Edifício Sede e Loja do Cidadão (Laranjeiras), em Lisboa

A nova garrafa com assinatura de Eduardo Souto Moura é a segunda peça da coleção da EPAL de garrafas de autor, tendo a primeira, a garrafa Lisbon Soul, sido desenhada por Álvaro Siza Vieira lançada em 2017.
 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU