Conteudo Principal
COVID 19
WAMU-NET

Concurso "A Água que queremos". 2ª edição a decorrer. Veja como pode participar

 

Rede Global de Museus de Água da UNESCO-IHP

O Museu da Água integra a Rede Global dos Museus da Água (WAMU-NET), uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (UNESCO-IHP), cuja iniciativa principal prende-se com a importância e consciencialização do Património Hidráulico Mundial.

Esta organização tem com objetivo a coordenação das atividades dos Museus da Água em todo o Mundo, de forma a, por um lado, promover os valores fundamentais do Património hidráulico natural ou cultural, tangível e intangível, e, por outro lado, desenvolver uma nova consciência e uma nova cultura da água que possa garantir, sobretudo às novas gerações, uma visão e uma participação que vá ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com enfoque nos ODS, em particular no ODS 6 - água potável e saneamento.

Concurso “A Água que Queremos". Veja como pode participar!

2ª edição (2021, a decorrer) | A Água que queremos: Do Património Herdado para o Futuro 

O Concurso para Jovens The Water We Want (A Água Que Queremos) tem como objetivo explorar o nosso património hídrico herdado e multifacetado na perspetiva dos jovens e de acordo com o enquadramento da Agenda 2030 e os Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

    .Como podemos inspirar um novo paradigma da água, comportamentos e atitudes de forma a serem mais respeitadores do meio ambiente e dos escassos recursos hídricos dos quais dependemos?

    . Que pequenos gestos revolucionários e soluções viáveis podem contribuir para a reavaliação do património hídrico e para melhorar a sustentabilidade de todos os usos da água?

Participantes

O concurso é dirigido a escolas, instituições de ensino (formais e informais) e organizações da sociedade civil em todo o mundo, e é limitado a duas categorias etárias:

- alunos dos 6-12 anos (1º e 2º ciclo)
- alunos dos 13-18 anos (3º ciclo e ensino secundário)

Com a ajuda dos seus educadores responsáveis, os alunos são encorajados a enviarem os seus trabalhos (um desenho, uma fotografia, música, animação ou um pequeno vídeo) para o Museu da Água afiliado à Rede Global, neste caso, o Museu da Água da EPAL. 

Tema do Concurso 2021: “O meu maravilhoso património da Água e os ODS”

Categorias:

1. Desenhos (incluindo ambas categorias: 1a – individual; 1b - trabalho de grupo)
2. Fotografias (incluindo ambas categorias: 2a – individual; 2b – trabalho de grupo)
3. Vídeos e ou animação (com duração até 2 minutos no máximo)
4. Escrita criativa (poesia ou prosa) ou Slogan da Água (em português e tradução em inglês)
5. Paisagens sonoras e canções (incluindo canções tradicionais relacionadas à água)

Prazo de entrega, formulário de inscrição e condições de participação:
 
Até 30 de Abril de 2021 |  as entregas devem ser enviadas por mail ou por correio para o Museu da Água da EPAL (afiliado à WAMU-NET), incluindo: 
     1. o Formulário de Inscrição 
     2. os trabalhos (um no máx. por cada categoria acima descrita).

Apenas será considerado um trabalho por turma / ou aluno individual.
O formulário de inscrição também inclui os Termos e Condições para participação no concurso.
Cada entrada deve ser apresentada com um título conciso e uma breve descrição (máx. 200 palavras). É obrigatório fornecer legendas em inglês para todos os trabalhos apresentados, incluindo textos escritos e diálogos.
Os trabalhos sem tradução em inglês não serão considerados. 

Cronograma:

 30 de Abril de 2021 |  Prazo final para as submissões (a ser enviado somente por cada educador responsável por e-mail ou correio para o Museu da Água afiliados à WAMU-NET).

 10 de Maio de 2021 | A seleção de 6 obras (máx.) entre todas as inscrições recebidas serão feitas por cada Museu da Água e enviadas para a Secretaria da WAMU-NET.

 Maio/Junho de 2021 |  Anúncio dos vencedores e menções honrosas no Webinar (data a definir)

 Junho/Setembro de 2021 | Lançamento da exposição digital on-line com curadoria da Rede Global (data a definir).

Mais informações:

Para mais informações contacte o Museu da Água pelo  tel. 939 500 097 ou para o email: museudaagua@epal.pt 

Visite-nos também no site www.watermuseums.net

 



1ª Edição (2020) | Do Património Herdado para o Futuro” (The Water We Want)
O concurso para jovens "A Água que queremos" foi lançado pela WAMU-NET, em Outubro de 2019, com o objetivo de mostrar a perspetiva dos jovens sobre o nosso rico património hídrico.

O tema selecionado para esta edição pedia a criatividade dos jovens por meio de desenhos, fotografias ou vídeos do seu património hídrico herdado, tanto natural e/cultural, tangível e /ou intangível e se possível interligados com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta primeira edição foram recebidos 400 trabalhos, envolvendo mais de 7.000 alunos de todo o Mundo que por intermédio dos seus 20 museus os fizeram chegar.


 O Museu da Água congratula-se com uma menção honrosa recebida para uma excelente fotografia da autoria dos alunos do 5º D da Escola básica 2,3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, intitulada “Pure Water”.

A foto vencedora é acompanhada desta breve sinopse:

foto agua em estado puro  Água, em estado puro 
Esta paisagem situa-se na Nossa Senhora da Piedade e é uma paisagem de muitas do Concelho de Miranda do Corvo. Este concelho pertence ao distrito de Coimbra. O nosso concelho é muito rico em florestas, aldeias de xisto e gastronomia.

A fotografia foi tirada ao longo de uma caminhada, pela Nossa Senhora da Piedade. Fazemos caminhadas solidárias pelos trilhos existentes na nossa natureza. São atividades que procuram ajudar pessoas com problemas de saúde, com alguma carência económica, além disso, promove uma vida saudável.

Todos nós podemos e devemos poupar água, de modo, a proteger a nossa Natureza e estas paisagens magníficas, que tanto bem fazem à nossa vida, tanto a nível físico como psicológico.

Nós, para o FUTURO, queremos um mundo melhor e mais saudável e estamos dispostos a ajudar!!!!

Veja aqui os restantes vencedores deste concurso. 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU