Conteudo Principal
COVID 19
WAMU-NET

Rede Global de Museus de Água da UNESCO-IHP


 O Museu da Água integra a Rede Global dos Museus da Água (WAMU-NET), uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (UNESCO-IHP), cuja iniciativa principal prende-se com a importância e consciencialização do Património Hidráulico Mundial.

Esta organização tem com objetivo a coordenação das atividades dos Museus da Água em todo o Mundo, de forma a, por um lado, promover os valores fundamentais do Património hidráulico natural ou cultural, tangível e intangível, e, por outro lado, desenvolver uma nova consciência e uma nova cultura da água que possa garantir, sobretudo às novas gerações, uma visão e uma participação que vá ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com enfoque nos ODS, em particular no ODS 6 - água potável e saneamento.

Concurso “A Água que Queremos":

Do Património Herdado para o Futuro” (The Water We Want)

O concurso para jovens "A Água que queremos" foi lançado pela WAMU-NET, em Outubro de 2019, com o objetivo de mostrar a perspetiva dos jovens sobre o nosso rico património hídrico.

O tema selecionado para esta edição pedia a criatividade dos jovens por meio de desenhos, fotografias ou vídeos do seu património hídrico herdado, tanto natural e/cultural, tangível e /ou intangível e se possível interligados com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta primeira edição foram recebidos 400 trabalhos, envolvendo mais de 7.000 alunos de todo o Mundo que por intermédio dos seus 20 museus os fizeram chegar.


 O Museu da Água congratula-se com uma menção honrosa recebida para uma excelente fotografia da autoria dos alunos do 5º D da Escola básica 2,3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, intitulada “Pure Water”.

A foto vencedora é acompanhada desta breve sinopse:

foto agua em estado puro  Água, em estado puro 
Esta paisagem situa-se na Nossa Senhora da Piedade e é uma paisagem de muitas do Concelho de Miranda do Corvo. Este concelho pertence ao distrito de Coimbra. O nosso concelho é muito rico em florestas, aldeias de xisto e gastronomia.

A fotografia foi tirada ao longo de uma caminhada, pela Nossa Senhora da Piedade. Fazemos caminhadas solidárias pelos trilhos existentes na nossa natureza. São atividades que procuram ajudar pessoas com problemas de saúde, com alguma carência económica, além disso, promove uma vida saudável.

Todos nós podemos e devemos poupar água, de modo, a proteger a nossa Natureza e estas paisagens magníficas, que tanto bem fazem à nossa vida, tanto a nível físico como psicológico.

Nós, para o FUTURO, queremos um mundo melhor e mais saudável e estamos dispostos a ajudar!!!!

Veja aqui os restantes vencedores deste concurso. 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU