Conteudo Principal
guia essencial cliente
Notícias

Sensibilização e Educação Ambiental. EPAL e AdVT vão às praias fluviais

jul 11, 2022

Nos dias 23, 27, 29 e 30 de julho, 5 e 6 de agosto, a EPAL/AdVT promove uma campanha de consciencialização ambiental em 6 praias fluviais portuguesas.
Esta ação, dirigida ao público infantojuvenil, tem como objetivo sensibilizar os veraneantes e comunidades locais para a gestão do Ciclo Urbano da Água, a proteção dos recursos hídricos e para o uso racional da água.
Atendendo ao período de seca que o País atravessa, todos temos o dever de, através da adoção de simples gestos diários, contribuir para uma diminuição do consumo da água.

É de realçar que mais de 1/3 das praias fluviais galardoadas em Portugal Continental com a Bandeira Azul, são da área de atuação destas empresas, que conta com 18 distinções num total de 50 praias contempladas; e quase 50% das praias fluviais distinguidas com Qualidade de Ouro da Quercus, são também da área de atuação da EPAL e AdVT, 32 distinções num total de 72 praias contempladas.

No final de julho e início de agosto, a EPAL/AdVT - Águas do Vale do Tejo (a EPAL é gestora da concessão do Sistema Municipal de Abastecimento e de Saneamento desta empresa), fará uma campanha de sensibilização ambiental em 6 praias fluviais da sua área de atuação, nos distritos de Castelo Branco, Évora, Guarda e Portalegre: Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei (Alandroal) – 23 de julho/sábado; Praia Fluvial do Alamal (Gavião) – 27 de julho/quarta feira; Praia Fluvial da Ribeira Grande (Sertã) – 29 de julho/sexta feira; Praia Fluvial de Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos) – 30 de julho/sábado; Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (Guarda) – 5 de agosto/sexta feira e Praia Fluvial de Valhelhas (Guarda) – 6 de agosto/sábado.

Cada praia terá duas sessões, uma às 10h30m e outra às 15h30m.

Estas ações são dirigidas ao público infantojuvenil e também participadas pelas suas famílias, pela experiência de anos anteriores, e têm como objetivo sensibilizar os veraneantes e as comunidades locais para a atividade da Empresa, o seu papel na gestão do Ciclo Urbano da Água e a importância da proteção dos recursos hídricos.

Recolha, transporte e tratamento das águas residuais urbanas e o impacto que este serviço tem na melhoria da qualidade da água e dos meios recetores, assim como, o contributo para a melhoria da água das praias fluviais e os benefícios para a sustentabilidade ambiental, são algumas das atividades que a EPAL pretende dar a conhecer ao público mais jovem e suas famílias.

A estratégia deste ano foi também incluir praias fluviais sem qualquer galardão, precisamente para incentivar todos os utentes das praias a terem comportamentos cada vez mais sustentáveis, de modo a darem os seus contributos para que a sua praia, num futuro próximo, possa ser contemplada com uma distinção para bem do ambiente e da qualidade de vida de todos.

A EPAL e a Águas do Vale do Tejo congratulam-se por terem contribuído com a sua boa gestão, boa operação e manutenção, fatores determinantes para o sucesso alcançado, e que garantiram:
1. Mais de 1/3 das praias fluviais galardoadas com Bandeira Azul na sua área de atuação (18 praias fluviais, num total de 50 em Portugal Continental): em Alandroal – PF de Azenhas d’El Rei; em Avis – PF do Clube Náutico de Avis; na Guarda – PF de Aldeia Viçosa e PF de Valhelhas; em Mação – PF do Carvoeiro; em Mourão – PF de Mourão; em Oleiros – PF do Açude do Pinto; em Oliveira do Hospital – PF de Alvôco das Várzeas; em Pampilhosa da Serra – PF de Janeiro de Baixo, PF de Pampilhosa da Serra, PF do Pessegueiro e PF de Santa Luzia; em Portel – PF do Alqueva e PF da Amieira; em Reguengos de Monsaraz – PF de Monsaraz; em Seia – PF da Lapa dos Dinheiros, PF de Loriga e PF de Sandomil.

2. Quase 50% das praias fluviais galardoadas com Qualidade de Ouro da Quercus na sua área de atuação (32 praias fluviais, num total de 72 em Portugal Continental) a que acrescem às de Bandeira Azul: em Figueiró dos Vinhos – PF de Ana de Aviz; em Gouveia – PF de Vale do Rossim; na Guarda – PF de Vale do Mondego; em Mação – PF de Cardigos; em Manteigas – PF de Relva da Reboleira; em Oleiros – PF de Álvaro e PF de Cambas; em Pedrogão Grande – PF do Cabril; em Penamacor – PF da Albufeira da Meimôa; em Proença-a-Nova – PF da Aldeia Ruiva, PF da Fróia e PF do Malhadal; no Sabugal – PF de Ínsua-Vale das Éguas e PF de Lameira-Quadrazais; em Seia – PF do Poço do Lagar e PF de Vila Cova à Coelheira; em Tomar – PF de Alverangel, PF de Montes e PF de Vila Nova-Serra

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU