Conteudo Principal
guia essencial cliente
Notícias

ACM e EPAL sensibilizam para o Uso Eficiente da Água

jun 26, 2023


uso eficiente águaNo âmbito da parceria com o ACM – Alto Comissariado para as Migrações, foi concebida uma campanha com o intuito de consciencializar e alertar para o uso e desperdício de água.

Para o efeito, foi criado um folheto informativo com o tema “Água – Use com Consciência. Não Desperdice” partilhando conselhos úteis para evitar gastos desnecessários. Este suporte apresenta-se em diversos idiomas, de forma a chegar ao maior número de destinatários e sensibilizá-los para esta temática, a qual ganha cada vez mais relevância dado o contexto de seca que atravessamos e em que, por todo o país, se faz o apelo a um uso cuidado deste recurso.

A mensagem centra-se na partilha de diversas dicas de poupança, sendo relevante salientar que a água distribuída pela rede pública de Lisboa é uma água de excelente qualidade e que deve ser evitado todo e qualquer desperdício, o qual também origina uma fatura mais elevada, pesando desnecessariamente nos gastos das famílias. 

Por exemplo, no contexto dos consumos domésticos, cerca de 60% do consumo é utilizado na higiene diária, devendo ser adotados hábitos de poupança muito simples que fazem a diferença, nomeadamente, fechando as torneiras enquanto se lava os dentes e ensaboa as mãos, substituindo os banhos por duches curtos e evitando deitar lixo na sanita para minimizar as descargas do autoclismo. 

Também na cozinha é possível adotar práticas de economia circular, reutilizando a água de lavar os legumes e a fruta e reaproveitando as águas de cozedura dos alimentos incorporando-as na preparação das refeições.

Para quem dispõe de espaços exteriores ou ajardinados, uma opção de eficiência é recorrer a um recipiente coletor para armazenar água da chuva, bem como escolher plantas que consumam pouca água, suprindo, desta forma, gastos acrescidos em regas.

Os folhetos nos diversos idiomas estão disponíveis no site do ACM – Alto Comissariado para as Migrações, podendo ser consultados no Portal do ACM em EPAL produz folheto informativo em vários idiomas - NoticiaDetalhe - ACM

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU