Conteudo Principal
guia essencial cliente
Notícias

Pátios da Água regressam a Lisboa e vão ser 100% sustentáveis

jul 05, 2019

patio da agua 2019O Pátio da Água está de volta à Av. da Liberdade e a sua inauguração terá lugar no próximo dia 8 de julho, às 15h, na sede da EPAL.

Nesse mesmo dia, às 16h30, será feito o lançamento do “Água sobre Rodas” (Pátio da Água Móvel), no Jardim da Torre de Belém.

Estes dois projetos, que se realizam em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Lisboa E-Nova, pretendem promover o consumo e transporte de água da torneira e contribuir para que Lisboa seja vista como um exemplo além-fronteiras, reforçando a distinção de Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Este ano o Pátio da Água está de volta à sede da EPAL, na Avenida da Liberdade 14, repetindo assim aquela que foi a sua localização inicial.

Paralelamente, a água da torneira andará novamente sobre rodas à boleia de uma carrinha de roadshow que irá passar em locais icónicos da cidade, oferecendo água da torneira, simples ou aromatizada, promovendo a sua excelente qualidade e incentivando o seu consumo, como a opção mais amiga do ambiente.

A edição deste ano será 100% sustentável no que respeita aos resíduos gerados, havendo áreas de compostagem onde serão depositados os resíduos orgânicos produzidos - neste caso a fruta e as ervas aromáticas e outras matérias orgânicas- que serão cobertos com pequenos ramos, ervas e folhas, deixando depois a natureza agir.

O composto gerado em ambos os Pátios (fixo e móvel), será devolvido à terra sob a forma de fertilizante natural, com a plantação de árvores numa escola da cidade, a definir pela Câmara Municipal de Lisboa.

Esta ação, inserida no projeto LISBOA A COMPOSTAR pretende incentivar e ensinar a população a adotar hábitos mais amigos do nosso Planeta, aprendendo, por exemplo, como podem eliminar resíduos domésticos nas suas próprias habitações. 

O Pátio da Água e o Água Sobre Rodas já saciaram a sede a mais de 50 mil pessoas e são iniciativas que se enquadram no compromisso da EPAL com a promoção de opções ambientalmente sustentáveis, com a sua responsabilidade social, contribuindo para a redução do CO2, a eliminação do plástico no meio ambiente e o acesso à água da torneira por parte dos cidadãos e turistas, na promoção da opção mais amiga do ambiente. 

A iniciativa “Água sobre Rodas” foi recentemente galardoada com o Grande Prémio APCE 2019- Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa – na categoria de Campanha de Responsabilidade Social Externa- Gestão Responsável.

Os Pátios estarão abertos até ao dia 14 de setembro, todos os dias, exceto domingos e feriados, das 11h30 às 18h30. 

Os locais por onde a água da torneira andará sobre rodas poderão ser brevemente conhecidos em www.epal.pt
 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU