Conteudo Principal
COVID 19
Uso Eficiente da Água

A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra, mas apenas cerca de 2,5% de toda a água existente na Terra é doce. Destes 2,5%, a maioria encontra-se retida em forma de gelo no maior reservatório de água doce sobre a Terra: os glaciares.

As necessidades de água da humanidade e dos ecossistemas terrestres têm de ser satisfeitas com os restantes 0,7% da água doce existentes no planeta.

A água é um recurso vital sem substituto, renovável, mas limitado, sendo por isso considerada como o mais precioso legado a preservar para as gerações futuras. 

Preservar o recurso água é uma das maiores preocupações da EPAL. Por isso, têm sido lançadas várias campanhas e iniciativas apelando ao bom senso de todos para que dela façamos um uso eficiente. Utilizar bem a água, mudar comportamentos e passar a palavra, são ações muito importantes para um futuro mais sustentável.

Veja aqui imagens e conselhos para que use bem a água, poupe este indispensável e finito recurso, por um planeta e um futuro mais sustentável. 

Também a campanha “Faça a diferença todos os dias” vem mostrar como pequenos gestos podem fazer toda a diferença. Não custa nada e o Planeta agradece.

Espreite aqui os nossos tutoriais e as dicas para usar de um modo consciente a água da torneira de excelente qualidade.


“EPAL – Corrente pela Água” é uma iniciativa de promoção e partilha de boas práticas de consumo de água.

logotipo corrente pela agua
Em 2018 decorreram duas edições, dirigidas ao Clientes da EPAL da cidade de Lisboa, tendo sido a segunda apoiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Transição Energética.

No final da primeira edição, em julho, a EPAL preparou um documento  para que toda a comunidade conheça as boas práticas apresentadas pelas entidades que aceitaram o desafio. Veja aqui


Concluída a segunda edição, disponibilizamos um Guia de Implementação e Boas Práticas

O objetivo deste Guia, para além de divulgar mais boas práticas partilhadas, é facultar, a todos as estruturas municipais, a metodologia utilizada na iniciativa, para que a mesma possa ser replicada junto dos seus munícipes e entidades locais. Este objetivo vai ao encontro de um dos propósitos iniciais da iniciativa que é a criação de uma base de conteúdos e de uma dinâmica que possam ser utilizadas livremente e em diferentes formatos, procurando inspirar outros agentes de Educação Ambiental a dar continuidade ao cumprimento de todos os objetivos gerais e específicos determinados a nível nacional, europeu e global, no que concerne ao uso eficiente da água.

E porque não se pode conceber um futuro sem Água compete a todos usá-la com inteligência.
 






 




 

 


Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU