Conteudo Principal
COVID 19
Última Edição

Editorial

AL_287Nesta edição, como sempre, celebramos a nossa Água. Contudo, Março é o mês em que se assinala o Dia Mundial da Água e, logo, desenvolvemos um conjunto de iniciativas que integraram as comemorações desta efeméride e que poderá conhecer neste Jornal.

Este dia é motivo para repetidas discussões relacionadas com os recursos hídricos, deixando clara a sua importância na vida das populações e no equilíbrio dos ecossistemas. Aproveitemos também esta data para reflectirmos sobre as desigualdades a nível global: “2,2 mil milhões de pessoas (29% da população mundial) não tem acesso a serviços de água potável segura, 3 mil milhões (40% da população mundial) não tem acesso a condições para lavar as mãos com água e sabão e 4,2 mil milhões de pessoas (55% da população mundial) não tem acesso a serviços de saneamento adequado”, revela a Organização das Nações Unidas. Os números são assustadores. O desenvolvimento económico e o crescimento populacional, a par das alterações climáticas, fazem com que o mundo esteja cada vez mais sedento deste recurso e o ODS 6 cada vez mais difícil de ser cumprido.

No mundo ocidental a água está inteiramente à nossa disposição mas…até quando? Vale a pena pensarmos nisto quando lhe damos um uso insustentável, quando não a poupamos e não a usamos de forma eficiente. Pode parecer que as nossas acções são uma gota de água no oceano mas, na realidade, cada gesto conta e a forma como usamos a nossa água importa. Não há argumentos que justifiquem o desperdício deste recurso, pois é dele que depende a sobrevivência das espécies e do planeta.

Use bem a água e lembre-se destes números da próxima vez que deixar uma torneira a correr.


* Este Editorial não está escrito segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU