EPAL galardoada com 5 prémios pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial
Em 2022, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) distinguiu a EPAL com quatro Menções Honrosas e, ainda, com o Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Na categoria
“Comunidade” foi reconhecido o projeto
“EPAL Liga-se a causas que têm de ser de todos”, que resulta de uma parceria pioneira com a FUNDAÇÃO LIGA, entidade que se dedica a habilitação de pessoas com condicionamentos físicos, sociais ou culturais através de programas e serviços em diversas áreas, nomeadamente, a Casa das Artes, onde os utentes desenvolvem trabalhos em barro e cerâmica. O desafio lançado foi a criação de bases para copos, em cerâmica, oferecidos às Entidades aderentes à campanha da EPAL para consumo exclusivo de água da rede pública, com temas alusivos aos oceanos, biodiversidade, flora e fauna.
O
“Impacto das Redes Sociais” concorreu na categoria de
“Comunicação” e recebeu uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido nestas plataformas, onde a empresa promove os projetos mais relevantes, através de campanhas específicas que sensibilizam a comunidade para a urgência da proteção do Ambiente e para a promoção e consumo da água da torneira, sendo que a EPAL é a entidade gestora em Portugal com mais seguidores, e internacionalmente, comparativamente, consegue ultrapassar empresas como a Thames Water, de Londres, a Eau de Paris, ou de Nova Iorque.

No âmbito dos ODS, a EPAL foi reconhecida no
ODS 4 – Educação de Qualidade com a iniciativa
“Parcerias com Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA)”. Os vários projetos aqui desenvolvidos foram destinados à comunidade, a crianças e jovens a frequentar escolas integradas em municípios servidos pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo e aos filhos, netos e sobrinhos de Trabalhadores de ambas as empresas, assim como, à população em geral. Estas parcerias materializam-se em Protocolos de Cooperação Estratégica para o Aumento do Valor Ambiental da Empresa e Promoção da Sensibilização Ambiental, com a QUERCUS, GEOTA, LPN, ZERO e ABAE, constituindo um importante contributo para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e sendo um exemplo já premiado pelo ENEG - Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento organizado pela APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o prémio na categoria Melhor Ação de Sustentabilidade com a iniciativa “Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade”, pela capacidade que a EPAL teve de trabalhar e desenvolver projetos de enorme valor ambiental com as quatros principais ONGA do nosso País, atribuindo projetos diferentes e não conflituantes com cada uma delas, dentro daquilo que é a sua principal marca de atuação na comunidade.
Também o trabalho desenvolvido pela Empresa relativamente ao
ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis com o projeto “Chefs Circulares – Água Circular por Natureza”, apoiado pelo Fundo Ambiental, foi reconhecido. O tema central deste projeto é o uso eficiente e o reaproveitamento de água e alimentos na utilização diária na casa das famílias portuguesas, no planeamento de compras semanais bem como na compra de produtos sazonais e a granel.
Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), na sua edição de 2021, distingue o projeto da EPAL “Educação Ambiental em Ação” com uma Menção Honrosa pelo Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, na categoria “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de Qualidade”.
Este projeto engloba diversas iniciativas de sensibilização para a importância da preservação do Ambiente e para a sua sustentabilidade, desenhadas a pensar nos diferentes ciclos de ensino que constituem o percurso educativo da população escolar.
APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial distingue a EPAL em todas as candidaturas apresentadas, em 2020, aos “Reconhecimentos de Práticas em RS e Sustentabilidade” com 1 Prémio e 4 Menções Honrosas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

O Prémio foi atribuído à candidatura "Doação de Estação de Tratamento de Água Móvel" a Moçambique na sequência do ciclone Idai
As Menções foram atribuídas às candidaturas "H2O Quality", "Laboratório da Água da EPAL na KidZania", "Água da Torneira em Movimento para Todos" e "Exclusivamente, Água da Torneira!"




"H2O Quality", uma aplicação inédita para toda a população e turistas, que funciona por georreferenciação
"Laboratório da Água da EPAL na KidZania", um projeto que simula a vida real de um laboratório que controla a qualidade da água
"Água da Torneira em Movimento para Todos" junta diversas iniciativas que sensibilizam para o consumo da água da torneira, reforçam a confiança nas infraestruturas e partilha de boas práticas do uso eficiente da água da cidade de Lisboa
"Exclusivamente, Água da Torneira!" um desafio lançado a Entidades Públicas e Privadas onde a EPAL disponibiliza os recursos materiais - Jarros e Garrafas e suportes comunicacionais – e, em troca, estas assumem o compromisso de consumirem exclusivamente água da torneira

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na edição de 2019, entregou à EPAL o Prémio de Sustentabilidade Ambiental, na categoria Responsabilidade Social-Ambiente-Redução de Impactes, pelo trabalho desenvolvido pela Empresa com vista à recuperação das condições ambientais do Rio Tejo.
A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na edição de 2017, do Prémio Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social, entregou à EPAL o Diploma de Reconhecimento relativo aos projetos:
. “Juntos Somos + Energia”, na categoria "comunicação"
. "Pátio da Água", na categoria "comunidade"

Promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na edição de 2016, do Prémio Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social, atribuiu uma Menção Honrosa à Fill Forever na categoria “Ambiente: Redução e Impactos”.

"H2O Quality"
"H2O Quality"