Conteudo Principal
Infra-estruturas
Reservatórios

Reservatórios

Grande depósito, normalmente de estrutura em betão, onde se armazena um grande volume de água, usado para reserva, regulação de caudais, pressões de abastecimento e controlo dos recursos hídricos de emergência. Existem reservatórios enterrados, semi-enterrados e elevados.
Estações Elevatórias

Estações Elevatórias

É um sistema constituído por um reservatório e por grupos electrobomba que possibilitam o aumento da energia da água (elevação da cota piezométrica) transportada ou distribuída nos serviços de abastecimento público.
Grupos Electro-Bomba

Grupos Electrobomba

Máquina constituída por dois elementos distintos: o motor e a bomba. O motor transforma a energia eléctrica fornecida pela rede eléctrica, em energia mecânica de rotação do veio do motor que é transmitida, por sua vez, ao impulsor da bomba. A rotação do impulsor produz um efeito de sucção à água da tubagem de entrada da bomba e de compressão à água da tubagem de saída, provocando o aumento da pressão do escoamento. Este aumento de pressão traduz-se num aumento da energia do escoamento cujo objectivo é possibilitar o transporte/abastecimento de água a cotas mais elevadas.
Postos Cloragem

Postos de Cloragem

Instalação que contém equipamento para adição de cloro à água e equipamento de medição e controlo para garantir a qualidade microbiológica da água.
Ramais de Ligação aos Prédios

Ramais de ligação aos prédios

86.428 ramais de ligação aos prédios.

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU