Conteudo Principal
guia essencial cliente
Concurso “A Água que Queremos” 

5ª edição do Concurso Internacional para Jovens “A Água que Queremos” 

O Museu da Água, enquanto membro da Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) convida a comunidade educativa a concorrer à 5 ª edição do Concurso para Jovens “A Água que Queremos”.

O objetivo da WAMU-NET com esta iniciativa é  mostrar o património hídrico – natural e cultural, tangível e intangível - na perspetiva dos jovens, por forma a construir um futuro mais sustentável.

5ª edição Concurso A Água que queremos
Como podemos inspirar um novo paradigma da água, comportamentos e atitudes de forma a serem mais respeitadores do meio ambiente e dos escassos recursos hídricos dos quais dependemos?

Que pequenos gestos revolucionários e soluções viáveis podem contribuir para a reavaliação 
do património hídrico e para melhorar a sustentabilidade de todos os usos da água?

 O concurso é dirigido a jovens de escolas, instituições de ensino (formais e informais) e organizações da sociedade civil em todo o mundo, nas faixas etárias: 6-9 anos (1º ciclo), 10-12 anos (2º ciclo), 13-18 anos (3º ciclo e ensino secundário) e pela primeira vez ao Ensino Superior (19-25 anos).

O tema central do concurso é a Água Doce (são excluídas a água salgada e oceanos), biodiversidade, mudanças climáticas e legados de água (naturais e culturais, património tangível e intangível).

Só serão admitidas a concurso as participações numa categoria e num dos seguintes géneros de trabalho: participação individual ou trabalho de grupo.

    1. Desenhos (Todas as faixas etárias: 1º, 2º, 3º e secundário, exceto ensino superior)

    2. Vídeo e outros meios: inclui trabalhos de fotografia, poemas, paisagens sonoras e canções (incluindo a reinterpretação de canções tradicionais relacionadas com a água) e a produção de vídeos e ou animação com duração até 2 minutos no máximo. 
Observação: nesta categoria poderão concorrer todas as faixas etárias exceto o 1º ciclo 

Consulte o Regulamento e a Ficha de Inscrição e saiba como submeter a candidatura. Todos os trabalhos deverão ser submetidos diretamente ao Museu da Água da EPAL, parceiro afiliado à Rede Global dos Museus da Água até 26 de abril de 2024

O Museu da Água selecionará um máximo de 6 trabalhos entre todos os trabalhos recebidos que farão parte integrante da 5ª Exposição Digital “The Water We Want - 2024”. 

Aos 6 melhores trabalhos apurados pelo Júri internacional iserá atribuído um prémio monetário de 250€ e um certificado assinado pelo Presidente e Diretor executivo da Rede Global de Museus da Água.

Para mais informações contacte o Museu da Água: 218 100 215, [email protected] 

Para mais informações visite www.watermuseums.net onde constam as participações das edições anteriores. 

4ª EDIÇÃO DO CONCURSO PARA JOVENS (2022-2023) "A água que Queremos"


 O Museu da Água vem convidar à participação das escolas para a edição do Concurso para Jovens “A Água que Queremos”, uma iniciativa da Rede Global de Museus da Água que tem como objetivo explorar o nosso património hídrico – natural e cultural, tangível e intangível - na perspetiva dos jovens, por forma a construir um futuro mais sustentável.

Com este concurso a Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) pretende reforçar as atividades educativas realizadas por todos os seus membros, envolvendo ativamente os jovens visitantes como contadores de histórias pró-ativos e narradores do nosso futuro “líquido”.

Como podemos inspirar um novo paradigma da água, comportamentos e atitudes de forma a serem mais respeitadores do meio ambiente e dos escassos recursos hídricos dos quais dependemos?

Que pequenos gestos revolucionários e soluções viáveis podem contribuir para a reavaliação do património hídrico e para melhorar a sustentabilidade de todos os usos da água?

Este concurso visa fortalecer a excelência e a visibilidade do ensino através de atividades implementadas por museus e outras entidades e promovê-las em todo o mundo.

Todos os jovens estudantes participantes são estimulados a trazer ideias inovadoras na construção de usos mais sustentáveis da água.

Participantes
O concurso é dirigido a escolas, instituições de ensino (formais e informais) e organizações da sociedade civil em todo o mundo, e é limitado a duas categorias etárias: alunos de 6-12 anos (1º e 2º ciclo) e 13-18 anos (3º ciclo e ensino secundário). 

Tema do Concurso
Todos os trabalhos enviados devem ser centrados no tema da água doce (excluindo águas salgadas e oceanos) e nas questões relacionadas com a biodiversidade, mudanças climáticas e legados de água (naturais e culturais, património tangível e intangível).

Entrega dos trabalhos 
Só são admitidas a concurso as participações dos seguintes tipos de trabalho:
1. Desenhos (incluindo ambas categorias: 1a – individual; 1b - trabalho de grupo)
2. Fotografias (incluindo ambas categorias: 2a – individual; 2b – trabalho de grupo)
3. Outros meios (Vídeos e ou animação (com duração até 2 minutos no máximo); Paisagens sonoras e canções (incluindo canções tradicionais relacionadas com a água)

NOTA: Cada participante pode concorrer apenas numa destas categorias

Consulte o Regulamento e para participar preencha o Formulário. Em caso de dúvida contacte o Museu da Água pelo telefone 939 500 097 ou email: [email protected] 

Data de Entrega
Até  24 de abril de 2023 para o Museu da Água, através do email: [email protected]

3ª Edição do Concurso para Jovens “A Água que Queremos” - 2022 | Resultados

A representação portuguesa obteve na última edição do Concurso “A Água para Todos” 4 distinções:
1º Prémio na Categoria Vídeo (6 – 12 anos) e três Menções Honrosas - uma na Categoria “Vídeo e outros Meios” e duas na categoria “Desenho”. 

Veja aqui os vencedores do ano passado,  em https://thewaterwewant.watermuseums.net/

1º Prémio Categoria - Vídeo (6-12 anos) - Academia de Música Costa Cabral (Porto)
Título: Plastic by plastic, we clean the water of the river!

Menção honrosa “Reinterpretação de Música tradicional” – Categoria Vídeo e outros Meios (6-12 anos) 
Título: Azulinha (The little blue drop) - CED Nossa Senhora da Conceição, Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Menção honrosa “O Futuro da Água” – Categoria Desenho (6-12 anos) 
Título: The Monster inside - Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva (Sintra)

Menção honrosa “O Futuro da Água” – Categoria Desenho (6-12 anos) 
Título: Savings are essential for Water sustainability - Academia de Música Costa Cabral (Porto)

 

concurso a água que queremosO Concurso para Jovens The Water We Want (A Água Que Queremos) é uma iniciativa da Rede Global dos Museus da Água (WAMU-NET) e tem como objetivo explorar o nosso património hídrico herdado e multifacetado na perspetiva dos jovens e de acordo com o enquadramento da Agenda 2030 e os Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

O Museu da Água integra a Rede Global dos Museus da Água (WAMU-NET), uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (UNESCO-IHP), cuja iniciativa principal prende-se com a importância e consciencialização do Património Hidráulico Mundial. 

O concurso é dirigido a escolas, instituições de ensino (formais e informais) e organizações da sociedade civil em todo o mundo, sendo limitado a duas categorias etárias: alunos de 6 - 12 anos (1º e 2º ciclo) e 13 - 18 anos (3º ciclo e ensino secundário).  

Com a ajuda dos educadores responsáveis, os alunos são encorajados a enviarem os seus trabalhos (Desenho, Fotografia, Música ou Vídeo) para o Museu da Água, afiliado da Rede Global, e não diretamente para a WAMU-NET. 

Todos os trabalhos deverão ser enviados para o Museu da Água da EPAL, em Lisboa ([email protected] ou Rua do Alviela, nº 12, 1170-012 Lisboa). 
  
Tema do Concurso 
Todos os trabalhos enviados devem-se concentrar no tema da água doce (excluindo águas salgadas e oceanos) e nas questões relacionadas com a biodiversidade, mudanças climáticas e legados de água (naturais e culturais, património tangível e intangível). 

Este ano haverá três categorias (Desenho, fotografia e outros meios) e os alunos poderão concorrer no formato individual ou em grupo.
No caso de ser um trabalho de grupo deverão estar mencionados todos os participantes. 

  
PRAZO DE ENTREGA, FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO: 

Até 22 de Abril de 2022, os trabalhos devem ser enviados por email ou por correio para o Museu da Água da EPAL, afiliado da WAMU-NET, incluindo:  
1. Formulário de Inscrição  
2. os trabalhos (no máximo um trabalho por cada categoria acima descrita).  
  
Cada Museu afiliado da Rede Global dos Museus da Água ficará encarregado de selecionar 6 trabalhos que irão representar o seu país. Os resultados serão anunciados em Junho de 2022.  
 
Os 6 melhores trabalhos a nível mundial receberão um prémio em dinheiro, no valor individual de 300€, que resulta do apoio do Museu Living Waters, na Índia, além de um Certificado de Participação. 
  
Consulte os documentos em anexo e em caso de alguma dúvida contacte o Museu da Água através do tel. 939 500 097 ou escreva para o email: [email protected] 
 


Resultados da 2ª edição do Concurso Internacional para Jovens “A Água que queremos”

O Concurso para Jovens “The Water We Want” (A Água Que Queremos) é uma iniciativa da Rede Global dos Museus da Água (WAMUNET), uma organização sem fins lucrativos apoiada pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (UNESCO-IHP) e da qual o Museu da Água da EPAL é seu membro fundador.

Esta competição tem como objetivo explorar o nosso património hídrico herdado e multifacetado na perspetiva dos jovens e de acordo com o enquadramento da Agenda 2030 e os Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável (ODS) por isso, o tema deste ano foi: “O meu maravilhoso património da Água e os ODS”.

O concurso foi dinamizado, em Portugal, pelo Museu da Água e o convite dirigido a escolas, instituições de ensino (formais e informais) que se dividiram em duas categorias: alunos dos 6-12 anos (1º e 2º ciclo) e alunos dos 13-18 anos (3º ciclo e ensino secundário).

O Museu da Água congratula-se com a receção de 94 trabalhos de 27 escolas, envolvendo cerca de 1200 alunos de Norte a sul do País.

 

O júri no Museu da Água selecionou seis trabalhos, conforme o regulamento, para representar o nosso país. Foram os seguintes:

- Na categoria Fotografia: trabalho de Matilde Carvalho (9º ano) do Colégio Militar (Lisboa)

- Na categoria Vídeo: 2 vídeos realizados respetivamente pela turma do 3º/4º ano do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro de Penela (Coimbra) e um produzido pelo Miguel Madeira (9º ano) do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (Évora)

- Na categoria Desenho: 3 trabalhos da autoria de André Correia (7º ano) do Agrupamento de Escolas de Bemposta (Portimão); Afonso Costa (12º ano) do Colégio Valsassina (Lisboa) e Leila Elswijk (9º ano) da Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha).

A competição internacional contou com a participação de 89 trabalhos, referentes a 23 museus de todo o Mundo.

 

No dia 5 de Junho foram noticiados os vencedores internacionais os quais podem ser visualizados aqui Exhibition Year 2021 | The Water We Want (watermuseums.net)

A participação portuguesa foi agraciada com duas menções honrosas:


Menção honrosa - Categoria desenho (13 - 18) 

Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão 
Aluno: André Correia 7º ano Turma D 
Título do Trabalho: “Hourglass” (Ampulheta) 
Professora: Susana Paula dos Santos 

  

Menção honrosa - Categoria Vídeo (13 - 18) 

Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Évora 
Aluno: Miguel Madeira / 9º ano  
Título do trabalho: “Endless Water” (Água sem fim) 
Professora: Maria João Machado 

  

Os trabalhos recebidos pelo Museu da Água podem ser visionados na exposição digital publicada no dia 5 de Junho no Museu da Água | Facebook

 

1ª Edição (2020) | Do Património Herdado para o Futuro” (The Water We Want)

O concurso para jovens "A Água que queremos" foi lançado pela WAMU-NET, em Outubro de 2019, com o objetivo de mostrar a perspetiva dos jovens sobre o nosso rico património hídrico.
O tema selecionado para esta edição pedia a criatividade dos jovens por meio de desenhos, fotografias ou vídeos do seu património hídrico herdado, tanto natural e/cultural, tangível e /ou intangível e se possível interligados com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta primeira edição foram recebidos 400 trabalhos, envolvendo mais de 7.000 alunos de todo o Mundo que por intermédio dos seus 20 museus os fizeram chegar.


 O Museu da Água congratula-se com uma menção honrosa recebida para uma excelente fotografia da autoria dos alunos do 5º D da Escola básica 2,3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, intitulada “Pure Water”.

A foto vencedora é acompanhada desta breve sinopse:

foto agua em estado puro  Água, em estado puro 
Esta paisagem situa-se na Nossa Senhora da Piedade e é uma paisagem de muitas do Concelho de Miranda do Corvo. Este concelho pertence ao distrito de Coimbra. O nosso concelho é muito rico em florestas, aldeias de xisto e gastronomia.

A fotografia foi tirada ao longo de uma caminhada, pela Nossa Senhora da Piedade. Fazemos caminhadas solidárias pelos trilhos existentes na nossa natureza. São atividades que procuram ajudar pessoas com problemas de saúde, com alguma carência económica, além disso, promove uma vida saudável.

Todos nós podemos e devemos poupar água, de modo, a proteger a nossa Natureza e estas paisagens magníficas, que tanto bem fazem à nossa vida, tanto a nível físico como psicológico.

Nós, para o FUTURO, queremos um mundo melhor e mais saudável e estamos dispostos a ajudar!!!!

Veja aqui os restantes vencedores deste concurso. 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU