Conteudo Principal
ECO EPAL





Matriz águas
Os 2 laboratórios de ensaios da Direção de Laboratórios e Controlo da Qualidade da Água estão habilitados para realização de ensaios em águas naturais, águas de consumo humano, águas de piscinas e de processo nas áreas de Microbiologia e Biologia, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Na área de Microbiologia e Biologia, são realizados os ensaios dos parâmetros microbiológicos, dos parâmetros organolépticos e dos parâmetros biológicos, pelas seguintes técnicas analíticas:
  • Métodos clássicos de microbiologia cultural | Nº de colónias a 37º C e a 22º C, Bactérias coliformes, E. coli, Coliformes fecais, Enterococos, Clostridium perfringens, Pseudomonas aeruginosa, Anaeróbios sulfito redutores, Salmonella spp., Shigella spp., Klebsiella spp., Legionella spp. e L. pneumophila, Fungos, Leveduras e total de fungos e leveduras, Estafilococos coagulase positiva, Estafilococos coagulase negativa e Estafilococos totais
  • Biologia molecular por PCR (“Polymerase Chain Reaction”) | Determinação de microrganismos patogénicos, entre os quais, Aeromonas hydrophila, Campylobacter termotolerante, Mycobacterium spp., Legionella spp. e L. pneumophila
  • Pesquisa dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. por filtração, separação imunomagnética e ensaio de imunofluorescência com observação no microscópio de epifluorescência
  • Identificação e quantificação de Fitoplâncton e determinação de Biovolume fitoplanctónico em microscópio de inversão
  • Determinação de Microcistinas por método imunoenzimático ELISA
  • Determinação de ATP em água por Bioluminescência
  • Determinação de AOC (Carbono orgânico assimilável) através de um bioensaio
  • Determinação de Turvação por nefelometria
  • Determinação de Cheiro e Sabor em amostras de água por diluições sucessivas
  • Determinação de Cor, de Cloro livre, de Clorofila a e feopigmentos por espetrometria de absorção molecular
Na área da Química Inorgânica encontram-se instaladas técnicas analíticas para a determinação de metais, por espetrometria de massa com plasma indutivo acoplado, espetrometria óptica de emissão com plasma indutivo acoplado e espetrometria de absorção atómica (forno grafite, geração de hidretos e vapor frio).

Destacam-se ainda as seguintes técnicas analíticas: espetrometria de absorção molecular em fluxo contínuo segmentado, cromatografia iónica, bem como um alargado conjunto de técnicas analíticas de química clássica, tais como: volumetrias ácido-base, oxidação-redução, complexometria, métodos gravimétricos, entre outros.

Na área da Química Orgânica encontram-se instaladas metodologias analíticas para a determinação de compostos orgânicos tais como sub-produtos da desinfecção (Trihalometanos, Ácidos Haloacéticos e Clorofenóis), Pesticidas, PCB, Bisfenol A, Compostos Orgânicos Voláteis, Acrilamida, HAP, Hidrocarbonetos Dissolvidos, Óleos e Gorduras, Microcistinas, Hormonas e Compostos Farmacêuticos.

Destacam-se as seguintes técnicas analíticas: cromatografia gasosa, cromatografia líquida e cromatografia líquida de ultra eficiência associada a diversos tipos de detectores convencionais (Detector de Captura electrónica, Ionização de Chama, Díodos e Fluorescência) e à espectrometria de massa com diferentes tipos de analisadores (quadrupolo, triplo quadrupolo, ion-trap, e time of flight). A preparação das amostras é principalmente efectuada por extracção líquido-líquido, extracção em fase sólida, microextracção em fase sólida e purge and trap.

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU