Conteudo Principal
Os nossos Produtos e Serviços
Nos últimos anos a EPAL tem liderado a inovação no setor com a apresentação de soluções pioneiras que têm contribuído para melhorar a performance a diversos níveis, entre as quais se destaca o sistema WONE® de controlo de perdas na rede.

A implementação deste sistema permitiu a monitorização 24h por dia da rede, a deteção da mais pequena perda não visível e a prioritização das intervenções traduzindo um combate às perdas na rede de distribuição, situando-se hoje em 7,9%, elevando Lisboa ao top das cidades mais eficientes do mundo, ao nível de Tóquio, e acima de Nova Iorque, Paris, Londres ou Roma.

A excelência deste sistema tem sido, nacional e internacionalmente reconhecida, nomeadamente com a atribuição de alguns prémios, como o Green Project Awards, um Tubo de Ouro no ENEG, e o WEX Global – “Water and Energy Exchange”. Em 2016, a Ordem dos Engenheiros atribuiu ao WONE o Troféu OE|80 anos pelo valor que veio acrescentar à Engenharia Nacional.

Outras soluções inovadoras têm sido desenvolvidas pelos nossos técnicos e incorporadas na gestão, sendo também comercializadas a outras entidades gestoras de água, evidenciando a nossa capacidade de partilhar soluções em prol de um setor mais eficiente. Exemplos disso são o AQUAmatrix®, que é o sistema de gestão de clientes do setor da água, e, mais recentemente, o waterbeep®, um serviço de controlo de consumos de água, para os clientes domésticos e comerciais, ajudando-os a serem mais eficientes.

Também o WONE® e o waterbeep® integraram recentemente o Smart Cities Portugal Roadmap, no Smart City Event dinamizado pela INTELI-Inteligência em Inovação, que teve por objetivo apresentar serviços, produtos e soluções smart de empresas e centros de investigação a nível internacional.

Em 2014, a Comissão Europeia, reconhecendo a experiência e o conhecimento da EPAL na redução de perdas de água, através do sistema WONE, convidou a empresa a participar na elaboração do Manual “Best Practice on Leakage Reduction in Water Utilities”. O Manual foi publicado em 2015 e pode ser disponibilizado pela Comissão Europeia.

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU