Conteudo Principal
guia essencial cliente
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

ETAR da Guia 0% Energia, 100% Autossustentável

jan 24, 2017
ETAR GuiaNo dia 25 de janeiro, às 15h30, terá lugar a apresentação da ETAR da Guia – 0% Energia Externa, presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. 

A ETAR da Guia é a maior Estação de Tratamento de Águas Residuais portuguesa e a primeira ETAR Portuguesa autossuficiente em energia, sendo uma das poucas no mundo com este nível de sustentabilidade ambiental. 

Com um sistema de cogeração que se baseia no aproveitamento do poder calorífico do biogás, produzido pela digestão anaeróbia de lamas, para produzir energia elétrica, bem como a implementação de outras medidas, a ETAR passou de um consumidor intensivo de energia externa a autossuficiente em energia, projeto realizado com base em recursos e capacidades dos trabalhadores da EPAL constituindo um exemplo da excelência da engenharia e tecnologia 100% portuguesa.

A energia é o principal custo operacional das entidades gestoras do ciclo da água, sendo que, esta nova valência permitirá poupar cerca de 1 milhão de euros por ano.

A ETAR da Guia é considerada um projeto único que já conquistou um lugar de destaque como uma das maiores obras de engenharia do País e, agora, volta a posicionar-se como uma instalação verdadeiramente sustentável. 

A Empresa tem tido um papel bastante ativo no que diz respeito à defesa do meio ambiente, sendo esta mais uma prova da sua atuação no sentido de atingir uma mudança de atitude na sua proteção.

A ETAR da Guia é apenas a primeira, mas poderá constituir-se como um bom exemplo a replicar, em instalações similares, por todo o País.

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU