Conteudo Principal
Olhar Atento
É uma ferramenta pedagógica de caraterização ambiental e paisagística cujo principal objetivo é a recolha de dados no terreno, através da observação, e a divulgação dos valores naturais da região. Como tal, procura ampliar a capacidade de observação e influenciar positivamente a promoção e a conservação da biodiversidade e da qualidade da água. Constitui uma peça fundamental de comunicação entre os utentes dos espaços envolventes da albufeira e as entidades gestoras, indicando de modo consistente as condições atuais do terreno e alertando para eventuais sinais de degradação provenientes de riscos efectivos ou iminentes.

O preenchimento do Questionário deverá ser efetuado, in loco, preferencialmente, com base em dados de observação obtidos em pontos fixos, pré-selecionados, idealmente, o mais próximo possível do plano de água da Albufeira ou de linhas de água e com pontos de vista abrangentes.

Para apoio às ações de campo realizadas no âmbito da atividade Olhar Atento foi elaborado um guião destinado a Professores; monitores de campos de férias, associações de estudantes e da juventude, grupos de escuteiros; monitores de associações e colectividades culturais

No âmbito da ação Olhar Atento está, também, previsto um workshop de construção de caixas-ninho e caixas-abrigo para avifauna e morcegos com o objetivo de divulgar as técnicas de construção destas caixas e a sua importância para a preservação e promoção da biodiversidade.

Esta atividade visa aproximar as comunidades locais, as instituições de ensino e os agrupamentos juvenis aos recursos naturais existentes na Albufeira de Castelo de Bode e sistemas húmidos associados (linhas de água) através da utilização de instrumentos de caraterização e sensibilização ambiental com importante valência pedagógica.


Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU