Conteudo Principal
Notícias Educação Ambiental em Ação

20 de maio – Dia Mundial da Abelha
Abelha: um pequeno ser com uma enorme importância no nosso Planeta


Abelha BéA ONU assinala o dia 20 de maio, como o Dia Mundial da Abelha, no sentido de alertar para o papel fundamental destes animais polinizadores para a sociedade.

As abelhas, assim como outros agentes de polinização (borboletas, morcegos, beija-flores…), são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas.

A EPAL e a AdVT comemoram este Dia junto das escolas, com ações de educação e sensibilização, baseadas na história do livro “O Planeta é a nossa Casa”.

Na parte da manhã, estamos com as crianças da Associação de Atividades Sociais do Bairro 2 de maio, em Lisboa. Os 60 meninos, das salas dos 3/4 anos e 5 anos, vão conhecer a abelha Bé e a aventura que ela partilha com alguns amigos.

De tarde, a abelha Bé voa até aos Salesianos do Estoril e, juntamente com os seus amigos, vai sensibilizar os 45 alunos de duas turmas do 1º ano.

E no dia seguinte, 21 de maio, a Bé voltará aos Salesianos do Estoril para mais uma aventura com 22 alunos de outra turma do 1º ano.

Nestas sessões, que por enquanto decorrem em formato online, conta-se uma história que sensibiliza para a poupança da água e para a sustentabilidade do Planeta.

Novas ações deste novo formato, que tem demonstrado ser um excelente veículo de aprendizagem e de sensibilização junto do público mais novo (do ensino pré-escolar até ao 2º ano do 1º Ciclo), serão agendadas para breve e, até agora, já cerca de 400 crianças participaram nelas.

Em março foi realizada uma sessão para filhos e netos dos Trabalhadores da EPAL e da Águas do Vale do Tejo e está programada, para breve, outra para as crianças das empresas do Grupo Águas de Portugal.

“Junta-te a esta causa! Apadrinha um animal selvagem!”
EPAL e AdVT apadrinham animais do CERAS de Castelo Branco


apadrinhaO apadrinhamento de um animal é uma forma de colaborar na preservação das diferentes espécies de fauna selvagem, fazendo com que o padrinho se torne um membro ativo na dinamização da recuperação de animais selvagens.

Tendo como base este princípio, a EPAL e a AdVT, decorrente do protocolo assumido com a Quercus, juntaram-se a esta causa.

Este ano, iremos apadrinhar 5 animais selvagens que se encontram no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, localizado na área de atuação da AdVT.

Foi lançado um desafio aos filhos, netos e sobrinhos dos Trabalhadores, para darmos um nome a cada um dos animais apadrinhados.

O desafio foi muito bem aceite e já temos dois nomes.

À medida que os formos apadrinhando, pode conhecê-los aqui , a sua história e o desenvolvimento da sua recuperação.
 

Ciclo de webinares da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) 
“Água: entre a Natureza e a cidade”

 

Ciclo de Webinares LPN

No âmbito do Protocolo estabelecido entre a EPAL e esta Organização Não Governamental do Ambiente, a Empresa apoiou um Ciclo de webinars, composto por quatro sessões, que decorreram em abril e maio.

O primeiro, a 5 de abril, sob o título “Que água entra e que água sai da cidade?” contou com a presença dos oradores Rui Godinho, presidente do Conselho Diretivo da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas; Manuela Moreira da Silva, vice-presidente da Comissão Diretiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e Leonor Amaral, representante do CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research.

“Entre as cheias e a seca: o dilema de Portugal” foi o mote para a segunda sessão do ciclo, a 19 de abril. Para falar sobre o tema estiveram presentes Maria José Roxo, docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH; Jorge Cancela, representante do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da FAUL e Susana Fernandes, administradora regional da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste.

Patrícia Rodríguez González, investigadora do Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Lisboa; Pedro Teiga, diretor executivo da Engenho e Rio e por Maria Teresa Ferreira, professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa fizeram apresentações que deram corpo à terceira sessão, a 3 de maio, intitulada “Restauro e recuperação de linhas de água”.

A última sessão deste ciclo de webinars aconteceu a 17 de maio, com os oradores Amílcar Teixeira, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança; Filipe Ribeiro, do MARE – Centro de Ciência do Mar e do Ambiente e Rita Alcazar, da LPN, que apresentaram o tema “Conservação de espécies de água doce”.

Todas as sessões foram moderadas por Rúben Oliveira da LPN e contaram ainda com a presença de elementos da EPAL, da equipa de Educação Ambiental, que deram as boas vindas aos oradores agradecendo a sua presença, bem como a presença de todos os que reservaram aqueles finais de tarde para ouvir falar e debater temas importantes e atuais, na esfera do Ambiente e da Sustentabilidade do Planeta.

Se não teve oportunidade de assistir a este ciclo de webinars, ainda poderá fazê-lo, acedendo ao canal de YouTube da LPN  AQUI


 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU