Conteudo Principal
guia essencial cliente
Comunicados à Imprensa

Comunicados divulgados pela EPAL à imprensa

Subsistema de Castelo do Bode comemora 30 anos. Em 1987 nasceu o maior empreendimento de abastecimento de água em Portugal

jun 06, 2017
ETA AsseiceiraNo dia 8 de junho, às 11h30, terá lugar a cerimónia de comemoração dos 30 anos do Subsistema de Castelo do Bode, o maior empreendimento de abastecimento de água, em Portugal.


O evento será presidido pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e terá lugar na ETA da Asseiceira (Tomar). Estarão também presentes o presidente da EPAL, José Manuel Sardinha e a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas.   Durante o evento será apresentado o projeto “0% Energia”.


No dia 4 de junho de 1987 nasceu o maior empreendimento de abastecimento de água em Portugal, o Subsistema de Castelo do Bode. Depois dos grandes aquedutos Águas Livres, Alviela e Tejo, foi ele quem resolveu os problemas de abastecimento de água que persistiam na cidade de Lisboa.


O Subsistema de Castelo do Bode foi uma revolução na capacidade de produção da EPAL e na melhoria da qualidade da água e não teria sido possível sem o enorme envolvimento dos Trabalhadores. Essa entrega prevalece e é o estandarte com que a EPAL enfrenta os novos desafios, como o consumo de energia e a sustentabilidade.


Assinalar o seu 30.º Aniversário é imperativo tendo em consideração a sua magnitude e importância para a vida e bem-estar das populações.


Durante o evento será ainda apresentado o projeto “0% Energia”, que está a ser implementado na ETA da Asseiceira, fazendo dela a primeira Estação de Tratamento de Água autossustentável.



Informações adicionais:
O Subsistema de Castelo do Bode foi concebido para captar, tratar e transportar a água desde a albufeira de Castelo do Bode até à Estação Elevatória de Vila Franca de Xira e projetado para produzir 375 000 m3 de água por dia. Ampliado em 1996 e de novo em 2007, tem hoje a capacidade para 625 000 m3/dia, fazendo dele responsável por 80% de toda a água produzida pela EPAL.
 

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU