Conteudo Principal
Informações

1º Workshop Projeto Nascentes para a Vida

1º Workshop Nascentes para a VidaO projeto “Nascentes para a Vida” surge no âmbito do protocolo celebrado entre a EPAL, o ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e a APENA – Associação Portuguesa de Engenharia Natural, e está inserido no programa europeu ”Business and Biodiversity” que visa fomentar o relacionamento entre as empresas e a biodiversidade.

O projeto “Nascentes para a Vida” tem por objetivo a identificação e a caracterização biofísica dos sistemas aquáticos, nomeadamente das ribeiras e zonas húmidas envolventes da Albufeira de Castelo do Bode, promovendo a sua conservação e a prevenção de novos impactos negativos decorrentes da sua utilização, com vista à proteção e desenvolvimento da biodiversidade.

No quadro deste projeto realizar-se-ão diversos Workshops para debater os temas em apreço, analisar os resultados obtidos e preconizar medidas de atuação.

O primeiro workshop teve lugar na Estação de Tratamento de Água da Asseiceira, em junho.

Consulte o programa:
O plano de ação para o desenvolvimento deste projeto tem previsto as seguintes abordagens:
  1. Caracterização das condições da bacia da albufeira e das linhas de água afluentes que serão objeto de intervenção.
  2. Definição de medidas a implementar no âmbito da prevenção de incêndios e da consequente erosão dos solos.
  3. Definição de técnicas para otimizar a gestão das linhas de água afluentes.
  4. Aplicação das medidas preconizadas para promover a qualidade da água e da biodiversidade.
  5. Campanhas de sensibilização, prevenção e influência.
Com este projeto, a decorrer até 2011, pretende a EPAL dar o seu contributo para a preservação e desenvolvimento da fauna e flora existente na área envolvente da Bacia de Castelo do Bode e para a melhoria da qualidade e da regularidade das afluências à Albufeira.

Mais informações aqui »

FicheiroTipoTamanhoDownload
Alfredo Gonçalves FerreiraPDF6,76 MB Download
Carlo BifulcoPDF10,03 MB Download
Jaume Tormo BlanesPDF11,91 MB Download
Joan Llovet LopezPDF18,60 MB Download
Joao Paulo FernandesPDF2,13 MB Download
Paolo CorneliniPDF80,76 MB Download
Vieira GomesPDF5,16 MB Download

2º Workshop Projeto Nascentes para a Vida

2º Workshop Nascentes para a VidaO projeto Nascentes para a Vida resulta do protocolo celebrado entre a EPAL, o ICNB e o GEOTA, em 9 de novembro de 2007, e com a APENA através da Adenda I, em 9 de junho de 2008, no âmbito do programa “Business and Biodiversity” com vista ao desenvolvimento de estudos e realização de ações de demonstração e divulgação na área da Bacia da Albufeira de Castelo do Bode para a promoção e preservação da Biodiversidade e da qualidade da água. Estas ações, destinadas ao público em geral e aos técnicos municipais e proprietários, em particular, representam um importante contributo para o ensinamento e divulgação de boas práticas e técnicas de engenharia natural e de gestão sustentável do território. A mais valia destas ações reverte para os municípios (qualificação dos técnicos municipais) e para os proprietários que ficarão mais habilitados para gerir as respetivas propriedades e sensibilizados para a importância de preservar o ambiente e a biodiversidade.

Esta iniciativa teve início efectivo a 1 de julho de 2008 e estará em curso por um período de 36 meses, previsivelmente, na área geográfica dos Municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Sardoal, Sertã, Tomar e Vila de Rei, com o intuito de identificar e caracterizar com detalhe a biofísica dos sistemas aquáticos, nomeadamente das ribeiras e zonas húmidas envolventes da Albufeira de Castelo do Bode, potenciando o desenvolvimento de ações concretas que contribuam para a promoção e conservação da biodiversidade, bem como, para a prevenção de novos impactes ambientais negativos decorrentes da sua utilização e potenciando os impactes positivos, desenvolvendo-se essencialmente em seis grandes grupos de atividades:
  1. Caracterização da bacia da albufeira em termos dos diferentes usos e fatores de degradação. Tarefa finalizada em agosto de 2009, deu particular atenção às linhas de água afluentes (caracterização do uso do solo e dos solos da bacia em estudo de forma a estimar a sua ação em termos hidrológicos: retardamento do escoamento superficial, potenciação da infiltração, contribuição para a afluência de contaminantes e ação nos processos erosivos). Particular interesse assume, ainda, a Tarefa “Watershed Watch – Olhar Atento” que compreende a caracterização de toda a envolvente da albufeira. Ação a realizar por jovens integrados em projetos escolares ou atividades de associações locais.
  2. Ensaios de práticas de gestão dos usos do solo com vista à prevenção de incêndios e à consequente erosão recorrendo a diferentes técnicas de gestão de combustível – fogo controlado, meios mecânicos e moto-manuais – comparando-as quanto à eficácia e impacte.
  3. Identificação das melhores técnicas de gestão do coberto vegetal da bacia da albufeira de modo a promover uma produção florestal viável, garantir a segurança contra incêndios, promover a biodiversidade e garantir a regulação hidrológica e a qualidade da água afluente à albufeira. Identificação dos melhores sistemas de investimento e gestão florestal.
  4. Identificação de técnicas de gestão das linhas de água afluentes que, simultaneamente, permitam a recuperação do seu coberto vegetal e a reativação das suas funções biológicas, garantindo, ao mesmo tempo uma elevada capacidade de retardamento do escoamento torrencial e da decorrente erosão. Tarefas terminadas em março e abril de 2010.
  5. Realização de workshops, cursos e ações de divulgação e demonstração dos resultados, formação técnica dos donos e gestores dos terrenos envolventes da albufeira, assim como das autoridades e técnicos autárquicos e dos serviços centrais responsáveis. Publicação de manuais de boas práticas.
  6. Contactos com as Câmaras Municipais a fim de as envolver em ações concretas do projeto “Nascentes para a Vida” e constituírem um elo de ligação entre os diversos grupos de utilizadores da área envolvente da bacia drenante adjacente à Albufeira de Castelo do Bode.
No dia 5 de julho de 2010 teve lugar na Estação de Tratamento de Água da Asseiceira, junto a Tomar, o 2º Workshop realizado no âmbito do Projeto Nascentes para a Vida e subordinado ao tema Contributos para a Gestão e Valorização Sustentável da Região da Bacia Hidrográfica da Albufeira de Castelo do Bode. O encontro tem como oradores convidados vários especialistas representantes da APENA, do GEOTA, da GIFF e da ERENA que apresentarão os trabalhos realizados no âmbito deste projeto, particularmente, no que diz respeito ao desenvolvimento e implementação de instrumentos de gestão, conservação e valorização sustentada da região da bacia hidrográfica da Albufeira de Castelo do Bode, no sentido de garantir a preservação da qualidade da água, prevenir os incêndios, a erosão e potenciar os rendimentos florestais e o desenvolvimento da fauna e flora das zonas húmidas e da bacia da albufeira no seu conjunto.

FicheiroTipoTamanhoDownload
António SalgueiroPDF5,84 MB Download
Belo MoreiraPDF147,58 KB Download
Helder CaretoPDF2,24 MB Download
Joao Paulo FernandesPDF18,34 MB Download
Lucia AmadoraPDF42,69 KB Download
Vieira GomesPDF1,18 MB Download

3º Workshop Nascentes para a Vida

3º Workshop Nascentes para a VidaA EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, no âmbito do projeto Nascentes para a Vida que tem vindo a desenvolver, realizou no passado dia 28 de junho, no edifício Pirâmide da Câmara Municipal de Abrantes, o Workshop subordinado ao tema Contributos para a Gestão Ativa e Sustentável da Bacia da Albufeira de Castelo do Bode. O papel da comunidade e dos restantes agentes do território.

De acordo com o seguinte programa:
Conheça as diversas comunicações:

FicheiroTipoTamanhoDownload
EPAL Happy TreePDF705,21 KB Download
Business and BiodiversityPDF2,82 MB Download
EPAL - APENAPDF131,20 KB Download
EPAL - ERENAPDF3,81 MB Download
GEOTA - Olhar AtentoPDF5,80 MB Download
O Caminho dos Serviços AmbientaisPDF1,96 MB Download
Value for MoneyPDF984,04 KB Download
Desenvolvimento RuralPDF98,67 KB Download
Prevenção do risco de incêndio e intervenções pós-fogoPDF866,90 KB Download
Contributos para a Gestão Activa e SustentávelPDF4,14 MB Download

Subscreva a Newsletter "Água na Rede"

Tem de escolher a Newsletter que pretende subscrever
Clique aqui para mais EPAL
Clique aqui para esconder MENU